Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sexta-feira, abril 24, 2009

África às Quintas apresenta sessões de cinema Africano

“O Herói” do realizador angolano, Zezé Gamboa é apresentado no dia 30 de Abril pelas 18h30 no Auditório B 104, edifício II, ISCTE ( Lisboa ) no âmbito do ciclo de animação “África às Quintas”.
Vencedor do prémio para melhor filme dramático estrangeiro no Festival Sundance, nos EUA em 2008, o filme retrata a história de Vitório, um soldado de 35 anos que regressa a Luanda mutilado pela explosão de uma mina, protagonizado pelo actor senegalês, Oumar Makena Diop.
Interessante esta proposta, “ Africa às Quintas “.
Volto a pegar nas palavras de Angelo Correia quando aqui há uns anos atrás disse a propósito de eventuais negócios com os Países Ricos dos Sheiks, que não basta pensarmos apenas na vertente técnica dos negócios.
Temos também de ter em mente que os negócios se fazem entre pessoas, nestes casos entre pessoas de diferentes culturas. Numa troca internacional há troca de valores monetários mas elas correm ainda melhor quando há proximidade cultural no sentido de que sabemos entender a cultura do povo com o qual estamos a estabelecer relações comerciais.
Africa está a ficar na moda. Não sou eu que o digo, são os milhares de Portugueses que vêem neste Continente, oportunidades que já não encontram no “Velho Continente”.
Também por isso se tornam interessantes as iniciativas que nos falem desse distante mas próximo continente. Ele está aqui mesmo ao nosso lado, mas viveu distante muito tempo, pois o longe e a distância dependem muito dos nossos olhos.
Aproveitem para visitar esta iniciativa do Africa às Quintas.
Certamente ficarão a conhecer um pouco mais da cultura e história de Povos que já sofreram muito, mas mantêm a esperança de um futuro melhor, futuro para o qual contam com a ajuda de muitos portugueses.

2 comentários:

Mário de Jesus disse...

Hoje a obrigação e a necessidade centra-nos, leva-nos e dirige-nos à Europa.

Mas a vontade e o coração estão muitas vezes em África.

Otavio Rebelo disse...

Os nossos "amigos" Espanhóis que não dormem e não brincam em serviço, também descobriram o potencial de Africa, mas não têm tido um enorme êxito como pretendiam. Vou dar-vos um exemplo.As Canárias ficam muito mais próximo de Cabo Verde que Portugal. Muitas firmas espanholas do ramo da Construção Civil e Obras Públicas, criaram dependências nas Canárias para servir Cabo Verde, e conseguiram-no em grande parte. Mas o êxito não foi total. Muitos Cabo-Verdianos, não se importam de pagar um pouco mais e esperar mais uma ou duas semanas quando são servidos pelos Portugueses, pois preferem lidar connosco do que com os Espanhóis. Sei de exemplos concretos de firmas Portuguesas que mantêm uma postura de relações comerciais e de amizade que levam a que não sejamos ultrapassados pelos Espanhóis. Não podemos é amar Africa às segundas, quartas e sextas e ignorá-la às terças, quintas e sábados. Africa tem um coração enorme, coração que sente e vibra como o nosso, e como tal,merece ser tratado,regularmente e com carinho.