Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, abril 26, 2009

“Assaltos” Legais

No ano passado comprei um Computador Portátil.
Como não tinha disponibilidade financeira para pagar a pronto, optei pela hipótese que a Loja me dava de comprar a crédito, em 12 prestações mensais e sem juros, tendo apenas de pagar, para além do preço do computador, as despesas do contrato.

Passado um ano e já com as prestações todas liquidadas, recebo um folheto promocional da Instituição Financeira que apoiou este crédito, com o título sugestivo “ Quer ficar mais leve ? “
Subjacente a esta mensagem estava a campanha de atribuição de crédito pessoal, até ao montante de 8000,00 Euros, “para usar como e onde quiser”.
Ficar mais leve, dinheiro fresco até 8000,00 Euros, para usar onde e como quiser, sem grandes burocracias e complicações, à primeira vista parece interessante.
Eu até quero comprar um carro usado e esta poderia ser uma solução.
Poderia digo bem, pois ao ver com mais atenção as condições deste financiamento, vejo que pedindo 1000,00 Euros, ficaria com uma prestação de 40,00 Euros/mês, por período de 38 meses e com a Taxa TAEG de… 25,01 % .
Pensei que estava a ler mal mas não, a Taxa de Juro Efectiva suportada no final do contrato seria de 25%.
Depois lembrei-me que sou cidadão da União Europeia e que deveria beneficiar da Estabilidade Economica e Financeira da Zona Euro, que se traduz entre outras coisas, em Taxas Euribor com valores bastante baixos.
Senão vejamos, consultando o link
http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html
vi que a Euribor a 12 meses começou por ser 3,025 % no inicio do ano ( Dia 02-01-2009 ), tendo descido para 1,774 % no Dia 14-04-2009, dia em que me enviaram esta proposta aliciante.
Fiquei confuso e pensando que se calhar não estou a viver na Europa e não pertenço à Comunidade Europeia.
Com uma Euribor a 1,8 %, porque é que eu tenho de pagar 25% de Juros ?
Não sou totalmente ingénuo e percebo que as Instituições Financeiras têm de ganhar dinheiro. Elas prestam um serviço e têm de ter uma remuneração do Capital que emprestam, adicionado do risco que incorrem em emprestar esse mesmo capital.
Mas passar de uma Euribor de 1,8% para um Juro a pagar de 25% parece-me naturalmente um enorme exagero.
Preocupa-me ainda mais o facto de as vítimas destes “assaltos” legais, serem os consumidores mais pobres.
Um consumidor rico, por natureza não necessita de pedir um crédito de 1000,00 Euros. E caso necessite, certamente recorrerá ao seu banco que nunca lhe apresentará uma taxa de juro abusiva de 25%.
São mais uma vez os consumidores pobres a ter de ficar ainda mais pobres e a ter de pagar 250,00 Euros de Juros por um empréstimo de 1000,00 Euros.
É preciso dinamizar o consumo, mas desta forma, apenas parte do dinheiro vai pagar o consumo. Outra parte significativa vai para as Instituições Financeiras, que têm obviamente de apresentar lucros, mas poderiam ter uma consideração mais elevada pelos seus clientes.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Excelente artigo.

Foi exactamente por factos desta natureza e pelo nível de endividamento excessivo das familias que muitos portugueses têm passado aflições com o encarecimento do crédito a que assistimos há poucos meses.

A margem de manobra é hoje inexistente. E feitas as contas, o orçamento familiar não suporta despesas/encargos desta natureza.

Damos aqui a sugestão: façam e refaçam sempre todas as contas. Se não perceberem os cálculos consultem amigos, familiares, outros bancos para comparar propostas.