A propósito do tema redescobrir o Marketing e da internacionalização das empresas portuguesas tão bem descrito pelo Otávio, considero que há aqui um tema deveras importante e um longo caminho a percorrer.
No contexto actual em que nos encontramos, ainda não sabemos se saídos totalmente de uma crise financeira mas certamente sentindo a crise económica, as empresas nacionais vivem momentos de angústia. Porque o mercado nacional é exíguo, pequeno e limitado para a sua actividade, porque o consumo interno caiu e não se sabe por quanto tempo assim permanecerá, uma vez que o mercado interno não é elástico, seja qual for o sector de actividade não permitindo por isso crescimentos contínuos e sustentados da actividade das nossas empresas.
O que daqui resulta é que temos obrigatoriamente que nos virar para o exterior. E os mercados destino não são já apenas aqueles onde confortavelmente temos estado presentes no passado. O mercado da UE, destino principal das nossas exportações, está em recessão, os nossos principais parceiros económicos crescem menos que Portugal. O desemprego afecta-os de forma significativa o que tem reflexos na sua procura interna e logo na compra dos nossos bens e serviços.
O que nos resta então? Outros mercados? E quais? Simples, alguém se lembra do mercado lusófono? Das relações económicas, sociais, empresariais, familiares, históricas, culturais, linguísticas ou outras que temos historicamente estabelecidas com aqueles países?
Neste âmbito, instituições como a CPLP, no seio da qual a constituição de um conselho económico e empresarial a funcionar plena e eficazmente, seria um instrumento imprescindível para o fortalecimento e benefício mútuo para os empresários e empresas dos seus países membros. O mesmo se diria ao nível das parcerias para o desenvolvimento de projectos de investimento nos países necessitados, recolhendo fundos e financiamentos onde o capital fosse mais abundante e disponível trabalhando assim num quadro de uma visão de plena cooperação. Portugal precisa. Os restantes membros da CPLP também precisam.
E tal seria ainda justificável ao nível da cooperação universitária, com o desenvolvimento de actividades de investigação co-financiadas pelos vários países em conjunto com vista a acelerar a inovação. Na criação e reforço da universalização da língua portuguesa, afinal um dos maiores activos desta lusitana nação. NA criação de cursos com equivalência universitária de modo a que os futuros licenciados posam usufruir de um mercado de trabalho alargado não apenas a um mas a vários países que ainda por cima falam a mesma língua.
Também as Câmaras de Comércio e Industria, as Associações Empresariais ou a AICEP, para citar três exemplos importantes de instituições incontornáveis neste processo, terão aqui um papel preponderante e fundamental. No aconselhamento aos empresários tendo em vista a sua internacionalização, na troca de informações de carácter empresarial entre parceiros dos vários países, colocando-os em contacto, na orientação para mercados ou segmentos específicos onde estão detectadas necessidades e oportunidades; na orientação para os aspectos legais e jurídicos; na ajuda e esclarecimento sobre as etapas a cumprir neste processo ou das instituições a contactar num processo de investimento além fronteiras naqueles países; na clarificação dos riscos e esforço financeiro necessário.
Estas instituições terão ainda um papel incontornável na ajuda à criação ou reforço de uma marca (individual ou colectiva) e na projecção da mesma em termos internacionais, no contacto com os canais de distribuição ou finalmente no contacto com as instituições congéneres de modo a construir uma ponte entre países
Também aos bancos pode ser acometido o papel, de advisers, parceiros de internacionalização, financiadores, orientadores do investimento. Os nossos bancos estão nalguns destes países e conhecem os mercados.
Só com uma estratégia concertada entre todos os actores económicos será possível ajudar as nossas empresas e empresários a estabelecer uma adequada estratégia de internacionalização.
Muitas das s nossas empresas querem, precisam, mas a maior parte desconhece as etapas, os riscos, as oportunidades e ameaças, constrangimentos ou os recursos necessários e indispensáveis à sua internacionalização. E para uma grande parte delas, esta é uma estratégia de sobrevivência. Quando talvez nem 15% das nossas PME´s desenvolvem actividade internacional, na maior parte dos casos recorrendo apenas às actividades de exportação.
No contexto actual em que nos encontramos, ainda não sabemos se saídos totalmente de uma crise financeira mas certamente sentindo a crise económica, as empresas nacionais vivem momentos de angústia. Porque o mercado nacional é exíguo, pequeno e limitado para a sua actividade, porque o consumo interno caiu e não se sabe por quanto tempo assim permanecerá, uma vez que o mercado interno não é elástico, seja qual for o sector de actividade não permitindo por isso crescimentos contínuos e sustentados da actividade das nossas empresas.
O que daqui resulta é que temos obrigatoriamente que nos virar para o exterior. E os mercados destino não são já apenas aqueles onde confortavelmente temos estado presentes no passado. O mercado da UE, destino principal das nossas exportações, está em recessão, os nossos principais parceiros económicos crescem menos que Portugal. O desemprego afecta-os de forma significativa o que tem reflexos na sua procura interna e logo na compra dos nossos bens e serviços.
O que nos resta então? Outros mercados? E quais? Simples, alguém se lembra do mercado lusófono? Das relações económicas, sociais, empresariais, familiares, históricas, culturais, linguísticas ou outras que temos historicamente estabelecidas com aqueles países?
Neste âmbito, instituições como a CPLP, no seio da qual a constituição de um conselho económico e empresarial a funcionar plena e eficazmente, seria um instrumento imprescindível para o fortalecimento e benefício mútuo para os empresários e empresas dos seus países membros. O mesmo se diria ao nível das parcerias para o desenvolvimento de projectos de investimento nos países necessitados, recolhendo fundos e financiamentos onde o capital fosse mais abundante e disponível trabalhando assim num quadro de uma visão de plena cooperação. Portugal precisa. Os restantes membros da CPLP também precisam.
E tal seria ainda justificável ao nível da cooperação universitária, com o desenvolvimento de actividades de investigação co-financiadas pelos vários países em conjunto com vista a acelerar a inovação. Na criação e reforço da universalização da língua portuguesa, afinal um dos maiores activos desta lusitana nação. NA criação de cursos com equivalência universitária de modo a que os futuros licenciados posam usufruir de um mercado de trabalho alargado não apenas a um mas a vários países que ainda por cima falam a mesma língua.
Também as Câmaras de Comércio e Industria, as Associações Empresariais ou a AICEP, para citar três exemplos importantes de instituições incontornáveis neste processo, terão aqui um papel preponderante e fundamental. No aconselhamento aos empresários tendo em vista a sua internacionalização, na troca de informações de carácter empresarial entre parceiros dos vários países, colocando-os em contacto, na orientação para mercados ou segmentos específicos onde estão detectadas necessidades e oportunidades; na orientação para os aspectos legais e jurídicos; na ajuda e esclarecimento sobre as etapas a cumprir neste processo ou das instituições a contactar num processo de investimento além fronteiras naqueles países; na clarificação dos riscos e esforço financeiro necessário.
Estas instituições terão ainda um papel incontornável na ajuda à criação ou reforço de uma marca (individual ou colectiva) e na projecção da mesma em termos internacionais, no contacto com os canais de distribuição ou finalmente no contacto com as instituições congéneres de modo a construir uma ponte entre países
Também aos bancos pode ser acometido o papel, de advisers, parceiros de internacionalização, financiadores, orientadores do investimento. Os nossos bancos estão nalguns destes países e conhecem os mercados.
Só com uma estratégia concertada entre todos os actores económicos será possível ajudar as nossas empresas e empresários a estabelecer uma adequada estratégia de internacionalização.
Muitas das s nossas empresas querem, precisam, mas a maior parte desconhece as etapas, os riscos, as oportunidades e ameaças, constrangimentos ou os recursos necessários e indispensáveis à sua internacionalização. E para uma grande parte delas, esta é uma estratégia de sobrevivência. Quando talvez nem 15% das nossas PME´s desenvolvem actividade internacional, na maior parte dos casos recorrendo apenas às actividades de exportação.
1 comentário:
Excelente artigo Mário. Embora com um pequeno atraso aqui fica o meu comentário. Julgo que este artigo deve ser bem guardado na nossa agenda pois contem linhas bem definidas do que se deve fazer para apoiar as nossas empreasas. Acertas na "mouche" quando dizes que " Só com uma estratégia concertada entre todos os actores económicos será possível ajudar as nossas empresas e empresários a estabelecer uma adequada estratégia de internacionalização." A visão está cá, agora falta passar a mensagem aos nossos actores.
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