O Marketing também pode ser definido como o conjunto de iniciativas que visam estabelecer uma comunicação eficaz entre as empresas e os seus clientes.
Esta frase ( ou este conceito ) levam-me a pensar se poderá ser a ausência de um bom Marketing o que estará na origem do não crescimento e da não notoriedade de muitas empresas.
Outra questão bem diferente ( e quiçá mais problemática ) seria reconhecer que as empresas não têm uma boa estrutura de produção de bens ou de prestação de serviços. Se assim fosse, não haveria Marketing que as salvasse.
Mas vendo muitos pequenos exemplos de ideias e projectos bem concebidos e empresas com bons níveis de estrutura produtiva ou de prestação de serviços, volto-me para a importância por vezes negligenciada de se ter uma ( boa ) estratégia de Marketing.
Ocorrem-me muitos exemplos para ilucidar a importância do Marketing, tendo um bem recente ocorrido há cerca de 15 dias na EXPORT HOME ( Feira do Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação ), que decorreu na EXPONOR entre 3 e 7 de Março.
Fica aqui apenas a transcrição da opinião de uma dupla de compradores internacionais:
“ Tomas & Simon, dupla sueca apresentadora de um programa de entretenimento semelhante ao da versão portuguesa «Querido mudei a casa», proprietários da loja LondonW8, em Estocolmo e decoradores de interiores, ficaram «extremamente surpreendidos» com a qualidade dos produtos expostos na 21ª edição da EXPORT HOME. O desconhecimento do trabalho feito em Portugal intrigou os decoradores, uma vez que pouco ouvem falar no trabalho que é feito cá, apesar da qualidade da mão-de-obra, dos próprios materiais e dos acabamentos que viram nas peças.”
Se existem muitos mais casos de empresas de qualidade em Portugal, devemos continuar a fazer esforços para divulgá-las, fazendo com que alcancem os mercados internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário