Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Prisioneiros de porta aberta


Chip no automóvel? E porque não pulseira electrónica para todos?

Andamos todos distraídos. E tudo permitimos.

Qualquer dia o comum dos cidadãos percebe, parando, reflectindo e olhando para trás que deixou de ser verdadeiramente livre. Deste o cartão único de cidadão, ao cruzamento de informação por todos os motivos (uns justificáveis outros nem tanto) ao cartão de crédito, passando agora pelo chip na matrícula do seu automóvel, tudo é controlado. Tudo lhe é controlado. Dos sistemas de vídeo-vigilância em locais públicos, ou na rua inclusivamente, ao uso simples do seu dinheiro, o cidadão é vigiado e observado. Perdeu o seu espaço, a sua privacidade, a sua individualidade. O que se diria ou como se chamaria no tempo do Estado Novo? Alguém se lembra do Big Brother de George Orwell. Pois é. É para lá que caminhamos.

Este povo embrutecido, como diz Clara Ferreira Alves no seu artigo. Este povo que em carneirada, avança rumo ao abismo. Quantos terão já procurado acorrer aos locais ou obter informações para ir a correr comprar? Porque o governo assim o definiu? Sem pensar, reflectir ou contestar?

De seguida virá certamente a pulseira electrónica. Qual prisioneiros de porta aberta.

E ninguém contesta, ninguém comenta (na SEDES já o fizeram no seu Blog) e todos (quase todos) o aceitam. Esta sociedade portuguesa, amorfa, desdenhosa, mas simplória, balofa e provinciana. Onde os novos-ricos se arrebitam julgando que são alguém e onde os pobres se envergonham e se escondem. Esta (não) sociedade civil, inexistente, porque composta de novas gerações acomodadas ao controle, à pobreza de espírito e à aceitação de todas e quaisquer regras, sejam elas quais forem, que nada mais têm do que medo de contestar. Como disse o ex-Presidente Ramalho Eanes há pouco. Vive-se um tempo que é o do medo.

Mais uma vez, desculpem-me a sempre insistência, parafraseando José Gil. O medo de Existir.

1 comentário:

Efeito Cris disse...

é realmente um abuso!
Infelizmente é o que vamos permitindo aqui e ali, neste e naquele detalhe e quando nos apercebemos somos realmente enganados, abusados e até gozados porque permitimos.

já que se diz que vivemos em democracia, essa forma desformada de ditadura permiti-nos, por enquanto, reclamar, contra-argumentar e dizer Não...já Basta!