Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, novembro 09, 2008

Trabalho de décadas

Sonda indiana entra em órbita lunar

Em http://noticias.sapo.pt/info/artigo/895176.html

podemos ler a seguinte notícia:

A missão espacial não-tripulada indiana PSLV, com o satélite Chandrayaan-1 a bordo, entrou em órbita lunar depois de uma manobra bem sucedida, anunciou a agência de pesquisa espacial indiana ISRO.

A 385.000 km do globo terrestre, a nave levará uma semana para estabilizar em órbita e quando o fizer, a sonda será enviada para realizar os primeiros testes na superfície da Lua.
Chandrayaan-1 transporta instrumentos científicos indianos, europeus e americanos. Durante dois anos fará experiências na Lua e arredores, como estudos topográficos ou a busca de água, minerais e substâncias químicas.
A Índia tem previstos 60 vôos espaciais até 2013, também à Lua e Marte. A Chandrayaan-1, com um orçamento de 80 milhões de dólares, vai repetir-se em 2010 ou 2012, segundo a agência espacial nacional, que sonha em enviar um indiano ao espaço.

Fim da notícia

Em Dezembro vou à India onde estive há 18 anos, tendo visitado em Banguelore um Centro Tecnológico.

Recordo-me de ter ficado impressionado com o nível de desenvolvimento dos Indianos no campo da Ciência e Tecnologia.

Os anos passaram e confesso que mantive um afastamento em termos de conhecimento relativamente ao Desenvolvimento Tecnológico da India.

Só isso justifica um certo espanto e admiração por ver que o programa espacial indiano é uma realidade inquestionável, como o prova esta “Missão à Lua”.

Este facto fez-me reflectir no que muitos cientistas portugueses já afirmaram.
O trabalho no campo das Ciências e da Tecnologia faz-se não em poucos anos, mas em décadas.
Entendida esta realidade, há que saber ao certo o que se pretende fazer para de seguida efectuar-se o tal planeamento a médio-longo prazo. Este planeamento será então o guia das acções a desenvolver durante anos a fio, com os resultados a advirem, anos ou décadas mais tarde.
Esta visão da necessidade de muitos trabalhos serem contínuos e só produzirem frutos a longo prazo, muitas vezes não é facilmente aceite por nós.
Queremos resultados rápidos. Enquanto assim for, não estaremos talhados para grandes e duradouros projectos, parecendo que estamos mais vocacionados para projectos de mais curta duração. São opções que se tomam.
Os indianos optaram por chegar à Lua. Primeiro com uma sonda e daqui a alguns anos, enviando um Indiano à Lua.
E pelos vistos vão consegui-lo pelo que temos de dar-lhes os parabéns reconhecendo o mérito do seu longo e árduo trabalho.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

A India...aquele grande e distante país...

Os Institutos Tecnológicos Indianos e os Institutos De Ciências Empresariais, são dos mais exigentes do Mundo.

O grau de exigência é extraordináriamente elevado e o espírito de sacrifício dos que os frequentam assinalável.

É um modo de ser e um modo de estar. Sendo muitos, os poucos felizardos a quem lhes é dada a oportunidade de os frequentarem e conseguirem assim, no futuro, uma vida melhor, obriga-os e motiva-os a esse esforço e a esse sacrifício.

Nem sempre assim é por esse mundo fora, onde muitas das vezes as oportunidades surgem sem um mínimo de esforço ou trabalho árduo...

Um abraço