Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, novembro 09, 2008

Can just one man save the world ? No he can´t.

É o homem do momento, talvez seja até eleito o homem do ano.

Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, eleito o 44º presidente de seu país, pelo Partido Democrata.
O mundo inteiro depressa acorreu a aplaudir a sua vitória e a enviar-lhe recados do que espera que seja a sua governação. Pela sua dimensão e importância mundial, Os E.U.A., têm influencia directa e indirecta na maioria dos países do mundo.
Estando o mundo a enfrentar um difícil período em termos económicos e financeiros, muitas esperanças são depositadas em Obama. Todos esperam que ele faça muito pelo mundo. A sua primeira preocupação está centrada nos Americanos, nos que o elegeram, e em todos os outros que também irão julgar o seu trabalho.
Com fortes exigências de todos os lados, Obama vê a fasquia das exigências que lhe são colocadas a elevar-se . Vamos ver se não se eleva a fasquia a um ponto tão alto, que condene à partida todo o trabalho que Obama quer fazer.
Can just one man save the world ? No he can´t.
Talvez por isso o slogan de Obama foi ( inteligentemente ) Yes we can, e não Yes I can.
Obama tem a consciência de que sozinho nada fará. O seu primeiro apelo foi portanto no sentido da união. União de todos os americanos em torno de um projecto tão importante quanto difícil.
O mundo mudou e hoje não basta querer fazer coisas boas. È preciso que muitos factores concorram simultaneamente para que um projecto tenha sucesso. Será necessária a força dos aliados e a fraqueza dos opositores.
Estaremos portanto perante mais um desafio enorme e uma das situações mais importantes será a de testar até que ponto, limitados por uma conjuntura mundial extremamente adversa, até que ponto dizia, pode um homem, ou uma equipa, ou uma nação, mudar o rumo da história.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Assistimos ao "Back to the American Dream".

Mas atenção, apesar do glamour do Homem e das esperanças nele depositadas , a fasquia está extrema e perigosamente alta.

Abraço