Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, novembro 06, 2008

Bush o Melhor ou o Pior Presidente?

Os EUA e o resto do Mundo viveram ontem um momento de viragem que muitos classificaram como histórico. Não só pela participação massiva da população americana nas eleições presidenciais, pelo entusiasmo e esperança que um novo presidente trouxesse aos EUA um novo período de paz, maior bem estar e prosperidade, pela participação como nunca dos jovens num acto eleitoral desta envergadura mas sobretudo pela eleição de um presidente negro afro-americano, passados que foram pouco mais de 100 anos desde a abolição da escravatura.

Creio que tudo isto terá sido possível, muito por causa e devido à actuação de… George W. Bush. Não ainda de Barack Obama.

Ao longo dos últimos 8 anos, o actual e ainda presidente George W. Bush, terá sido o causador e fomentador desta união entre o povo americano. Reconciliado com si mesmo. Entre democratas e muitos (muitos) republicanos. É Bush quem fomenta a necessidade dos jovens virem para a rua e manifestarem as suas preocupações quando ao seu futuro. De brancos e negros se unirem em luta contra a guerra. De todos se mostrarem angustiados e oprimidos pela crise financeira (e consequentemente económica) que os assola e que nos EUA (e que por efeito de contágio no resto do mundo) se faz sentir afectando as suas vidas.

A Bush se deve em parte esta união, esta vaga de esperança, este momento de viragem e este acontecimento de natureza histórica que já comoveu e emocionou até muitos líderes mundiais. Não pelas boas razões. Não pelas melhores razões. Mas pelas piores razões. Porque foi muito mau. Tudo demasiado mau. Os EUA e o Mundo perderam pelo menos 8 anos da sua história. Todos nós perdemos de alguma forma 8 anos das nossas vidas em custo de bem estar e estabilidade, no caminho da paz e prosperidade. Quanto aos EUA arriscaria mesmo a afirmar que terão sido muito mais que 8 anos. Pela perda de credibilidade face ao resto do mundo. No momento em que escrevo estas linhas, uma nova equipa de administradores, políticos, conselheiros etc. está a ser preparada. Curiosamente, muitos da era William Jefferson Clinton.

De há 8 anos atrás! Porque será?...

Change. Yes we can.

1 comentário:

Otavio Rebelo disse...

Preazdo Mário,

Muito interessante a tua análise, revelando os estragos que 8 maus anos de governação puderam fazer à América e ao Mundo. Não sei se George W. Bush foi o pior de todos os presidentes americanos. Mas da era recente, foi certamente o pior, conseguindo reunir e apresentar ao mundo um conjunto "invejável" de defeitos. Nesse aspecto Obama está bem, porque será muito dificil fazer pior. No entanto Obama e o Mundo já lhe colocaram a fasquia demasiado alta, algo que comentarei de seguida noutro artigo.