Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, setembro 27, 2008

Primeiro-Ministro e Deus

Há muitos anos li um Livro de Richard Bach, retendo dele o seguinte episódio ( que não é contado com o devido rigor pois a minha memória está a atraiçoar-me ):

Deus na figura humana de um Mestre surgiu diante de um aviador, que ficou encantado e intrigado por o Avião do Mestre não ter no vidro as marcas de centenas de insectos que morrem projectando-se contra o avião em pleno voo.
O Mestre perguntou ao Aviador se queria substituí-lo no papel de Mestre Milagreiro. Como o papel parecia aliciante, o Aviador aceitou e em cada localidade que pousava, centenas de pessoas iam ao seu encontro, buscando os seus milagres. Acontece que essa busca era constante e nunca mais o aviador teve descanso, sendo obrigado a fazer cada vez mais milagres.
As pessoas nunca pareciam satisfeitas e havia sempre uma necessidade por satisfazer. A tarefa de Deus ou Mestre Milagreiro mais do que aliciante, tornou-se extenuante.
Com as devidas desculpas a quem leu o livro e se lembre com mais rigor deste episódio, não quis deixar de o relatar para associá-lo à seguinte notícia:
“Acompanhado pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, numa visita a Escola Secundaria Pinheiro e Rosa, José Sócrates testemunhou a vídeo-conferência entre aquela escola e a Escola Serafim Leite, em São João da Madeira.
«Queremos que todas as escolas do país estejam ligadas à Internet com uma velocidade não inferior a 48 megabits e que 100 delas, como é o caso desta, estejam ligadas a 100 megabits», disse.
O Chefe do Governo disse que é também objectivo do Executivo que «todas as salas de aula tenham uma ligação à Internet» e que «cada escola tenha uma rede de videovigilância para aumentar a segurança».
«Queremos também que haja um cartão de aluno que permita uma melhor gestão escolar e que o dinheiro seja eliminado do perímetro escolar», para além de mais computadores, mais quadros interactivos e videoprojectores», adiantou.
Durante a sua visita, José Sócrates só não respondeu a um aluno com mobilidade reduzida que perguntou ao primeiro-ministro quando é que aquela escola terá um elevador para poder aceder ao primeiro andar.”
Não está minimamente em causa o direito legítimo do aluno em poder aceder os espaços da sua escola.
No entanto não posso deixar de pensar quão ingrato deve ser o papel de Primeiro-Ministro a quem exigem constantemente que faça o papel de Deus. Ele (José Sócrates), é apenas um ser humano, que sente que tem capacidade para liderar o governo de Portugal.
Segundo uns, tem-no feito muito bem, segundo outros, não será assim tão bem. O que é certo é que por mais que faça, sempre lhe será exigido mais. Se temos necessidades, temos de exigir a sua satisfação a alguém. E quem melhor do que o Primeiro-Ministro, para ouvir as nossas lamúrias.
Quanto a mim, continuo a acreditar que todos contam, os que lideram, e os que são liderados. Todos temos uma parte do papel a desempenhar, para que Portugal seja o país que todos desejamos.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Grande sensibilidade e bom senso. É assim que deve ser interpretado este teu excelente texto.

Gosto particularamente daquela frase que diz que "sente que tem capacidade para liderar o governo de Portugal". Por mim sinto que é uma frase tipicamente americana, saída daqueles livros que se tornam best sellers.

Um abraço