Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

segunda-feira, novembro 15, 2010

Portugal com ADN Empreendedor? Sim ou Não?


Um estudo apresentado em 2004 pelo comissário europeu para as empresas, Erkki Liikanen, indicava que cerca de dois terços da população portuguesa pretendia trabalhar por conta própria, o que nos leva também a concluir que não restam dúvidas quanto à tendência nacional para o individualismo em termos profissionais.

Por outro lado inquéritos realizados pelo Eurobarómetro têm concluido que os portugueses são o povo da Europa que mais ambiciona ser empreendedor e criar um negócio próprio. Portugal surge na Europa como o país que incorpora, em termos relativos, a maior vontade e ambição de empreender. Segundo dados revelados por um inquérito realizado em 2006 sobre o Empreendedorismo na Europa, concluiu-se que 62% dos portugueses gostariam de ser patrões de si mesmos contra uma média europeia de 45%.

Há porém muito a reflectir quando observamos estes números de forma simples, pois se analisarmos a fase da concretização, 65% dos portugueses afirmava nunca ter dado passos concretos para a realização desse objectivo, o que não nos coloca num patamar especial em termos de Empreendedorismo e leva à necessidade de discutir o fenómeno.

Sem comentários: