Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, novembro 18, 2009

SGE – Semana Global do Empreendedorismo

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e
quer dizer, aquele que assume riscos e começa algo de novo.

Nesta semana em que se celebra e incentiva o desenvolvimento do espírito empreendedor em cerca de 75 países simultaneamente, podemos debater e absorver muita informação sobre bons exemplos a nível mundial.
Podemos também, sem que seja entendido como pessimismo ou “bota abaixo”, entender que ser Empreendedor não é para todos.
É bonito ouvir-se dizer que ao sermos empreendedores do nosso próprio negócio podemos ser “donos do nosso destino” e outras coisas semelhantes que servem para nos encorajar mas, como disse o Mário no artigo anterior, é necessário manter um grau de realismo.
Sempre que se fala em apoio à criação de empresas, aparecem mil e um candidatos, a grande maioria sem nenhumas condições para empreender um negócio, pois muitos deles nem sequer sabem bem o que querem fazer, e o que implica na verdade em investimento de energia, tempo e dinheiro, empreender um negócio.
Caso não disponham de capital próprio ( que é o que acontece com a maioria dos sonhadores em ser empreendedores ), segue-se um caminho por vezes penoso de programa em programa e de apoio em apoio, sem que nenhum julgue o seu projecto válido.
Para os poucos resistentes a esta segunda fase e que conseguem passar à fase do arranque do projecto, outra igualmente penosa se segue.
Um empreendedor normalmente é aquele que está no topo do projecto. Se isso é bom em termos de orgulho, muitas vezes representa na prática, o fim da liberdade da vida pessoal.
Um empreendedor muitas vezes “casa” com o seu projecto e tem de vivê-lo 7 dias por semana e 52 semanas por ano. Férias nos primeiros anos não é fácil e os contratempos são diários, desde o cliente que não paga à quebra de energia eléctrica que dá cabo dos computadores ou outros aparelhos eléctricos e electrónicos.
Ser empreendedor implica também ter uma grande resistência física, psicológica e financeira.
O que quis transmitir com estas palavras ?
Que devemos todos desistir de ser empreendedores porque parece ser algo muito difícil ?
Não, nada disso. Podemos sempre perseguir esse sonho de sermos empreendedores mas só o devemos concretizar depois de analisarmos bem quais são as condições de sucesso, quais as condições de insucesso e sobretudo, quais os custos e implicações do insucesso, para percebermos se estamos mesmo dispostos a correr esses riscos.
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e
quer dizer, aquele que começa algo de novo e assume riscos.

2 comentários:

Isabel Teixeira disse...

Ultimamente convencionou-se de forma tácita que um empreendedor é um empresário em potência.

Também se pensa actualmente que deve haver empreendedorismo e inovação.

Está por todo o lado, não se fala de outra coisa.

Tanto este comentário do Otávio com o que se segue, do Mário, focam pontos muito reais e importantes relacionados com estes temas.

Gostaria de lembrar que empreender não é só fazer empresas e ser um empreendedor nem sempre é sinónimo de ser um empresário.

Empreender quer dizer decidir fazer, experimentar, levar a cabo alguma coisa. Se lhe acrescentarmos a inovação, então poderemos ter: decidir fazer, experimentar, levar a cabo alguma coisa de forma diferente, mais criativa, mais eficiente, mais lucrativa, mais rápida, com melhores resultados.

Trata-se de pôr em acção, realizar, concretizar novas ideias
ligadas às diferentes situações que cada um pode enfrentar na sua actividade.

Quer dizer que muitos de nós, senão todos, podemos perfeitamente ser empreendedores e inovadores ainda que trabalhemos por conta de outrém e com isso fazer evoluir a empresa em que trabalhamos.

Não é obrigatório que para tal seja necessário iniciar uma empresa.

É que, tal como o Otávio menciona, nem sempre o empreendedorismo que escolhe a via empresarial dá bons resultados e preenche os sonhos do empreendedor.

Mário de Jesus disse...

Muito bem visto Isabel. Excelente. Sublinho tudo o que disses-te.

De facto, ser empreendedor não implica apenas iniciar ou criar algo de novo ou diferente do ponto de vista empresarial.

E então o que se diria de uma das formas de empreendedorismo mais importantes que o home pratica? O designado empreendedorismo social onde inserimos o FRES?

Também no FRES e através do mesmo temos empreendido ao longo destes 4anos um conjunto de iniciativas não antes conhecidas (pelo menos entre nós membros.

Estas também se revelaram inovadoras (se quiserem novas formas dos membros discutirem os seus assuntos - de forma estruturada, organizada, reflectida e pensada).

O empreendedorismo aplica-se deste o exemplo social, ao empresarial e académico/universitário ou ainda familiar/particular.

É uma questão de atitude , de energia, ousadia, coragem e motivação.

Abraços