Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, novembro 08, 2009

O Interior está um pouco esquecido mas não está morto


É tendência natural muitos povos fixarem-se junto ao litoral, esquecendo zonas interiores dos seus territórios. Portugal segue também essa tendência mas começam-se a vislumbrar sinais de mudança embora ainda um pouco ténues.

Gostaria de partilhar com todos visitantes do nosso blog, um dos locais que só agora descobri que existe, embora tenha sido inaugurado há 3 anos e meio.


O texto a seguir é transcrição de parte de um link que fala sobre um Parque Natural próximo da longínqua localidade de Barrancos ( Alentejo ).



O Parque de Natureza de Noudar, propriedade da EDIA, assume-se como uma referência no panorama nacional do turismo de natureza. É um exemplo inovador da forma como as actividades turísticas podem e devem contribuir para a preservação do património natural e para a conservação da biodiversidade.

O conceito deste projecto baseia-se no princípio de que o uso e a actividade promovem a conservação dos territórios. O Parque integra-se numa estratégia de oferta local de emprego qualificado em áreas tão diversas como lazer, gestão cinegética, hotelaria e novas tecnologias associadas à interpretação ambiental.

O Centro de Interpretação Ambiental, outra valência diferenciadora do Parque, tem como objectivo a produção e distribuição de conteúdos, apresentados em formato multimédia e apoiados em contributos de especialistas em conservação da natureza e do património.

A distribuição desta informação será realizada no local através do Guia Digital de Noudar – um dispositivo portátil (da dimensão de um telemóvel) que disponibiliza informação que vai desde o canto de aves aos comentários gravados em vídeo dos especialistas nas diversas matérias, de acordo com o local em que o visitante se encontra.

O Parque de Noudar é um projecto fundamental não só como referência no turismo de natureza nacional, mas também como motor de desenvolvimento económico e social da região, demonstrando que é possível conjugar turismo, economia e biodiversidade.


Fim da transcrição.

Julgo que vale a pena assinalar o último parágrafo, a constituição de mais um projecto que serve de motor de desenvolvimento económico e social de uma região isolada, e para aqueles que tiverem mais curiosidade em conehcer este projecto aqui fica o link do Parque.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Caro amigo

Obrigado pela partilha daquele que será certamente mais um dos "nossos" paraísos na terra...