Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

terça-feira, março 03, 2009

A Ajuda do Presidente


Devemos louvar a atitude e iniciativa do Presidente da Republica na decisão de tomar também como sua responsabilidade a tal iniciativa de levar, na sua visita à Alemanha, uma proposta para viabilizar o futuro da Qimonda.

Visão rara de um homem também raro nos dias de hoje. A visão de quem percebe que o caminho é a união de esforços entre orgãos de soberania e entre aqueles que têm responsabilidades no governo da nação. Só um espírito de plena cooperação e visão estratégica, de entendimento dos verdadeiros problemas do país, leva alguém como o Presidente e fora de qualquer contexto político-partidário, a tal iniciativa. Longe, muito longe da diplomacia do croquete.

Cavaco entende a importância da Qimonda para a economia do país, na defesa de milhares de postos de trabalho, altamente qualificados, na defesa de um centro de investigação, tecnologia e know how, concentrados em Portugal que podem representar uma bandeira para o país. Na defesa do maior exportador nacional (mais do que a Petrogal e a Auto Europa). Por isso leva consigo empresários. Já antes Sampaio o havia feito também.

E a visão de Cavaco permitiu-lhe agir. Quando está em causa o segundo principal país de destino das nossas exportações e o maior exportador nacional (oriundo desse mesmo país) o Presidente age e visita a Alemanha.

E segundo fontes jornalísticas terá até sido o governo a solicitar essa ajuda do Presidente a qual não a renegou e se dispôs a colaborar. Denunciando um verdadeiro pensamento de economista e de homem clarividente. Fazem falta em Portugal homens, muitos homens, deste calibre.

É necessário defender especialmente as PME´s. Mas não basta apenas defender as PME´s. Não basta apenas falar mal de governos e políticos. É necessário valorizar governos e políticos quando trabalham bem. Quem não vir isto, não percebe nada de história. Da nossa história económica.

Sem comentários: