Damos por Nós muitas das vezes a pesquisar, ler artigos, formas e instrumentos para podermos poupar e tentar sobreviver a este “choque térmico” de nome Crise Económica e/ou financeira!
Ao invés de procurarmos nos lineares das livrarias as novas tendências sobre a Arte de poupar ou de esticar o nosso precioso vencimento, podemos também e inclusive fazê-lo de outra forma no nosso dia-a-dia? Como?
Quando por exemplo vamos ao Supermercado, prática normal das nossas vidas, somos abordados pelas mais belíssimas e técnicas de Merchandising, “ilhas”, lineares com um vasto sortido de produtos, todos com muito bom aspecto, excelente qualidade, embalagens e cores apelativas, etc…mas como meros consumidores há um nível que já não devemos desprezar, muito pelo contrário, valorizar cada vez mais… apenas e só os três dígitos/números do código do produto, isto é, o código de barras com inicio em 560.
Sim! Trata-se de um produto “made in Portugal”. São 3 números apenas, 1 pequeno pormenor que leva a uma grande diferença. Não se trata de Nacionalismo bacoco, confesso, mas sim de uma linha de pensamento que nos poderá também, em conjunto com outras Variáveis, levar à aquisição desses produtos em prol de outros. Por detrás deste código há muito menos desprezíveis razões…de uma forma aleatória, nomeadamente, Emprego, Famílias, Sociedade, Cultura, as pessoas, os stakeholders, enfim nós e os nossos!
Recentemente um famoso político português da nossa “praça” afirmou que as próximas gerações estão endividadas, os bebés que estão para nascer já tem créditos…assustador!
O que podemos fazer?
Esperar decisões Políticas?
Ficar de braços cruzados à espera da salvação da mãe “Bruxelas”? Não!
Aguardar pelo apoio de outros Países, de Grandes Potencias e nunca adormecidas, velozes, como a China e a Índia?
Lamentar tudo e todos? Jamais!!!
Deixo esse desafio para Connosco, pois nestes pequenos e isolados gestos podemos a pouco e pouco, ultrapassar a Crise. Ou no mínimo, fazer algo e não sermos meros observadores de bancada.
Alexandre Motty
Ao invés de procurarmos nos lineares das livrarias as novas tendências sobre a Arte de poupar ou de esticar o nosso precioso vencimento, podemos também e inclusive fazê-lo de outra forma no nosso dia-a-dia? Como?
Quando por exemplo vamos ao Supermercado, prática normal das nossas vidas, somos abordados pelas mais belíssimas e técnicas de Merchandising, “ilhas”, lineares com um vasto sortido de produtos, todos com muito bom aspecto, excelente qualidade, embalagens e cores apelativas, etc…mas como meros consumidores há um nível que já não devemos desprezar, muito pelo contrário, valorizar cada vez mais… apenas e só os três dígitos/números do código do produto, isto é, o código de barras com inicio em 560.
Sim! Trata-se de um produto “made in Portugal”. São 3 números apenas, 1 pequeno pormenor que leva a uma grande diferença. Não se trata de Nacionalismo bacoco, confesso, mas sim de uma linha de pensamento que nos poderá também, em conjunto com outras Variáveis, levar à aquisição desses produtos em prol de outros. Por detrás deste código há muito menos desprezíveis razões…de uma forma aleatória, nomeadamente, Emprego, Famílias, Sociedade, Cultura, as pessoas, os stakeholders, enfim nós e os nossos!
Recentemente um famoso político português da nossa “praça” afirmou que as próximas gerações estão endividadas, os bebés que estão para nascer já tem créditos…assustador!
O que podemos fazer?
Esperar decisões Políticas?
Ficar de braços cruzados à espera da salvação da mãe “Bruxelas”? Não!
Aguardar pelo apoio de outros Países, de Grandes Potencias e nunca adormecidas, velozes, como a China e a Índia?
Lamentar tudo e todos? Jamais!!!
Deixo esse desafio para Connosco, pois nestes pequenos e isolados gestos podemos a pouco e pouco, ultrapassar a Crise. Ou no mínimo, fazer algo e não sermos meros observadores de bancada.
Alexandre Motty
1 comentário:
Caro Alexandre
A existência de um Fórum ou Grupo de Reflexão como o FRES tem exactamente esse designio que apontas no artigo: defender os valores, a sociedade, o país, a terra e a cultura, aquela que é a nossa. Através da discussão e do debate.
Mas também diagnosticar o que está mal e apontar soluções ou ideias para corrigir o passo.
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