Não há dia que passe, manchetes dos jornais e revistas, spots de rádios e televisão, noticias virtuais, conversas triviais de café que se oiça, veja ou leia a palavra Crise.
É verdade, a frieza dos factos é essa mesmo...crise económica mundial que parecia estar longe, distante para lá do horizonte, está hoje presente em nós. E será apenas uma crise de carácter económico? Eu diria que não....é também uma crise de ausência de pensamento, visão e atitude. Não falo de politica como muitos que de modo mais confortável atribuem a culpabilidade apenas ao poder politico. Como diz um provérbio chinês a palavra crise é caracterizada tem dois significados, um que significa perigo e o outro oportunidade. Francamente sou mais apologista do último.
Este momento histórico que estamos a assistir pode proporcionar-nos, apesar da inércia e dificuldade que sentimos em tudo o que fazemos e assistimos os outros a fazer, uma visão, uma linha de pensamento diferente do habitual. Podemos pensar glocal, isto é pensar no global e agir localmente. Isto é identificar o problema, analisá-lo e adaptar a solução a cada comunidade local.
Podemos valorizar as nossas "gentes", sociedade, amigos, familia, privilegiar as nossas empresas apesar de não serem em grande número, os nossos produtos, os nossos valores/virtudes, os nossos pensamentos, nós próprios como um todo.
No seguimento desta linha de pensamento sermos visionários em tempos complexos e termos visão colectiva em vez de sermos "egoistas". Não devemos menosprezar a nossa função social como cidadãos responsáveis que somos e que poderão incidir nas seguintes áreas:
- Valorização da vida laboral e profissional
- Amigos, colegas e familia
- Incentivo ao reforço positivo e á consciencia colectiva nacional
Em jeito de reflexão gostaria de deixar a todos vós a seguinte frase: " Bons pensamentos geram atitudes positivas"
Saudações FRESIANAS
Alexandre Motty
1 comentário:
Caro Alexandre
Muito bem vindo ao nosso (teu) Blog.
Excelente desafio é aqui colocado. CRISE: há que banir o perigo e aproveitar as oportunidades, como diz o provérbio chinês. Através de atitudes e energia positiva. Gosto desta palavra. É motivadora.
Em vez de só se falar na crise, vamos trabalhar melhor e construir projectos, obras, desenvolver ideias, discutir pontos de vista de combate à crise. Debater e apresentar algumas soluções - como vender energia positiva.
Por mim estou sinceramente farto de ouvir falar na crise. Contra isso trabalho todos os dias e procuro fazer mais.
Que cada um assuma as suas responsabilidades e não as coloque nos outros - politicos, chefes, colegas ou outros.
Um abraço
Enviar um comentário