Foi de alguma forma impressionante a manifestação pública em protesto de rua, realizada pelos 120 mil professores na passada segunda feira. Esta foi, aliás, de maior expressão que uma outra já ocorrida em Março do corrente ano com 100 mil manifestantes.
Não deixa por isso de ser indispensável questionar as razões e motivações dos professores para a dimensão e tamanha mobilização para estes protestos. Qualquer Governo responsável o faria.
De entre todos os que se manifestaram encontraremos bons e maus professores. Uns verdadeiros profissionais, sérios e exigentes, esforçados e trabalhadores, outros tudo menos tudo isto. Uns aos quais são exigidos mais sacrifícios pelo esforço que terão que desempenhar no cumprimento da sua profissão, outros cujos sacrifícios lhes passam ao lado. Outros tantos que se manifestarão de forma adequada e civilizada, outros que merecerão tudo menos o título de professores.
Porém não deixa de ser igualmente relevante que todo este trabalho resulta da manietação dos Sindicatos. Estes, que têm sido os verdadeiros governantes da educação nos últimos 30 anos. Veja-se por isso o estado da educação.
Não é aceitável que não se queira ser avaliado. Em nenhuma profissão isso acontece. Todos nós no dia-a-dia somos avaliados pelo trabalho que realizamos. Maiores responsabilidades devem ser conferidas aos professores que têm a incumbência de ensinar os nossos filhos.
E pelo que sabemos, os sindicatos não aceitam nem este nem um outro modelo de avaliação. Simplesmente não querem avaliação. O resto é retórica. Todos os modelos até aqui apresentados foram rejeitados. Não se pode pretender que um qualquer sistema de avaliação seja totalmente perfeito. Como qualquer instrumento de trabalho, uma ferramenta de avaliação pode e deve ir sendo melhorada e ajustada à realidade do que está a avaliar. Com a experiência.
Não aceitar isto é fintar a verdade e politizar à volta do tema. O episódio da escola secundária de Fafe é paradigmático. Foi já replicado e reflectido nos alunos a falta de sentido de responsabilidade, seriedade e civismo de muitos professores e sindicalistas.
Não deixa por isso de ser indispensável questionar as razões e motivações dos professores para a dimensão e tamanha mobilização para estes protestos. Qualquer Governo responsável o faria.
De entre todos os que se manifestaram encontraremos bons e maus professores. Uns verdadeiros profissionais, sérios e exigentes, esforçados e trabalhadores, outros tudo menos tudo isto. Uns aos quais são exigidos mais sacrifícios pelo esforço que terão que desempenhar no cumprimento da sua profissão, outros cujos sacrifícios lhes passam ao lado. Outros tantos que se manifestarão de forma adequada e civilizada, outros que merecerão tudo menos o título de professores.
Porém não deixa de ser igualmente relevante que todo este trabalho resulta da manietação dos Sindicatos. Estes, que têm sido os verdadeiros governantes da educação nos últimos 30 anos. Veja-se por isso o estado da educação.
Não é aceitável que não se queira ser avaliado. Em nenhuma profissão isso acontece. Todos nós no dia-a-dia somos avaliados pelo trabalho que realizamos. Maiores responsabilidades devem ser conferidas aos professores que têm a incumbência de ensinar os nossos filhos.
E pelo que sabemos, os sindicatos não aceitam nem este nem um outro modelo de avaliação. Simplesmente não querem avaliação. O resto é retórica. Todos os modelos até aqui apresentados foram rejeitados. Não se pode pretender que um qualquer sistema de avaliação seja totalmente perfeito. Como qualquer instrumento de trabalho, uma ferramenta de avaliação pode e deve ir sendo melhorada e ajustada à realidade do que está a avaliar. Com a experiência.
Não aceitar isto é fintar a verdade e politizar à volta do tema. O episódio da escola secundária de Fafe é paradigmático. Foi já replicado e reflectido nos alunos a falta de sentido de responsabilidade, seriedade e civismo de muitos professores e sindicalistas.
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