Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sexta-feira, novembro 21, 2008

Ainda somos pequenos

Há cerca de 2 meses tive a oportunidade de assistir a um Lançamento de um Livro na Livraria Byblos em Lisboa.
Foi um momento emocionante pois conheci um espaço enorme e multi-facetado onde se podia conviver com os livros e a leitura de uma forma única.
O acolhedor auditório onde foi lançado o livro, fez-me pensar em realizar nesse espaço um dos futuros encontros do FRES abertos ao público em geral.
Gostei tanto que fiquei com vontade de lá voltar em breve até que hoje fui surpreendido com a notícia de que a Byblos encerrou. Um ano depois de ter aberto, fecha assim, abruptamente, uma importante livraria, que poderia ser por muitos anos um espaço privilegiado para o contacto com o fascinante mundo dos livros, pois disponibilizava cerca de 150 mil títulos numa área de 3300 metros quadrados.
A Byblos não resistiu à pressão financeira e encerra as portas, tornando mais triste a vida dos amantes da leitura. Localizada nas Amoreiras, a Livraria Byblos foi a primeira livraria inteligente no país, dispondo de um sofisticado sistema de identificação por radiofrequência, único no mundo.
Mas as rápidas e más mudanças que se têm verificado no mundo nos últimos tempos, conseguiram fazer mais uma vítima.
Portugal não tem ainda uma clientela vasta que permita a sobrevivência de um espaço com a dimensão e qualidade que a Byblos apresentava.
Também por isso fico triste e resignado por sentir que ainda somos pequenos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Otávio

Agradeço-te teres partilhado esta ideia e triste notícia entre nós. É de igual forma com profunda pena que tomo conhecimento deste encerramento. É um pouco o país que temos. Em vez de leitura de livros e passagem por espaços tão nobres quanto a livraria, assiste-se antes às telenovelas ou passeia-se a ver montras nos centros comerciais.

Um abraço

Mário de Jesus