Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sexta-feira, setembro 19, 2008

Desperdiçar o Dom da Vida

Mais uma notícia muito preocupante a ser lida em

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=109849
Suicídios aumentam nos jovens

Por Sónia Graça e Sónia Trigueirão

Jovens cada vez mais novos estão a pôr termo à vida. Esta semana, uma rapariga de 15 anos, que em Maio fora eleita ‘miss Norte’, deu um tiro na cabeça.

Nos últimos cinco anos, 220 jovens entre os 15 e os 24 anos suicidaram-se. Há jovens de idades entre os 10 e os 20 anos internados para evitar tentativas de suicídio

Tinha ganho, há dois meses, o título Miss Norte 2008, quando, a 13 de Maio, foi encontrada pela mãe morta no chão do seu quarto. Liliana, de 15 anos, acabara de desistir da vida com um tiro na cabeça.

Um mês antes, a 27 de Abril, Leandro, um jovem actor de 16 anos, suicidou-se numa linha de comboio em Ovar. À família, deixou apenas um bilhete: «Vou-me matar».

É o grupo etário destes adolescentes que mais está a preocupar os médicos. Segundo dados divulgados na semana passada, no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o fenómeno está a aumentar entre os jovens.

Em cinco anos (de 2002 a 2006), de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, seis crianças, entre os cinco e os 14 anos, e 214 jovens, entre os 15 e os 24 anos, puseram termo à vida.

Fim de citação

Não tenho dúvidas em afirmar que um dos maiores tesouros de cada ser humano, quiçá de cada ser vivo, é a sua própria vida.

Fiquei completamente arrepiado ao ler esta notícia.

Se o suicídio de qualquer pessoa impressiona pela dimensão trágica que acarreta, o suicídio de jovens, que teriam uma longa vida pela frente, impressionam e chocam ainda mais.

Um dos riscos que enfermam as sociedades modernas, é o risco da indiferença.
Como podemos ficar indiferentes perante o crescente número de jovens que decidem colocar fim à sua própria vida ?

Todos temos altos e baixos na nossa vida. Seja por motivos financeiros, amorosos ou de saúde, todos nós já tivemos momentos da nossa vida em que tudo parecia estar contra nós e em que a vida pouco sentido fazia.

Mas resistimos e hoje aqui estamos, adultos e maduros e com vontade de dizer aos jovens e aos menos jovens, que vale a pena viver, vale a pena lutar, vale a pena sofrer. É preciso aprendermos e ensinarmos que a vida é composta de coisas boas e de coisas más.

É preciso que todos acreditemos que depois da tempestade vem a bonança. Temos de fortalecer o espírito dos nossos familiares, vizinhos, amigos, compatriotas, etc.

Podemos e devemos dizer a todos que nos rodeiam que os problemas podem ser ultrapassados, e quando uma limitação não for possível de todo de ser resolvida, isso será um sinal que teremos outros caminhos a seguir.

Existem sempre outros caminhos a seguir, e todos eles passam pela defesa da vida de cada um.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim à Vida.

Obrigado por esta chamada de atenção a um problema social muito presente nas sociedades modernas!

Abraço,
Nuno Maia

Mário de Jesus disse...

A isto se deve a sociedade moderna, democrática, evoluída, do viver depressa (e morrer cedo)da competição, da indiferença e do sucesso dos pais nas respectivs carreiras.

A sociedade moderna, pouco dialogante e psico-socialmente desequilibrada, do sucesso, da conquista e dos troféus. Do parecer que é mas não é.

Sim, Viva a Vida, Sim à Vida.