Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, agosto 21, 2008

Sorrisos de Pequim

"É bom poder dar esta alegria aos portugueses", foi com esta frase e com a bandeira portuguesa aos ombros que Nélson Évora, o quarto português a conquistar uma medalha de ouro olímpica, saiu hoje da pista de Pequim, tendo acabado de vencer a prova do triplo salto.
Quase ao cair do pano, eis que surge finalmente o ouro para Portugal.
Dias antes já a bandeira portuguesa tinha sido vista, graças à medalha de prata de Vanessa Fernandes no triatlo.
Mas guardada estava a melhor surpresa que nos podiam oferecer: o orgulho de vermos a bandeira subir até ao lugar mais alto, acompanhada finalmente pelo Hino Nacional que vai ser ouvido pela primeira e, provavelmente, última vez, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Apesar de uma participação na generalidade fraca em termos de resultados, Portugal acaba com a Prata de Vanessa e o Ouro de Nelson, por ter a melhor participação de sempre em termos de medalhas olímpicas.
Sem esquecer que há muitas ilações a retirar dos aspectos positivos e negativos desta participação, temos finalmente sorrisos em Pequim.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Somos apenas 10 milhões de portugueses contra 60 milhões de britânicos, 60 milhões de franceses, 300 milhões de americanos ou 1,3 mil milhões de chineses.

Posto isto, em termos proporcionais, estivemos bem. Quantos países estiveram presentes? Quantos não receberam qualquer medalha?

A combater como sempre, o pessimismo e o derrotismo nacional.