O tempo que vivemos apresenta-nos muitas ameaças, de que temos dado conta neste blog, mas apresenta-nos também muitas oportunidades, sendo pois um tempo marcado pelo desafio à nossa imaginação e criatividade.
Muito temos de mudar e de adaptar face a novas realidades.
Até os provérbios têm de ser re-inventados.
Estou a lembrar-me por exemplo do provérbio que diz:
“ Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Este provérbio continuará sempre actual, mas dele podem derivar outros como por exemplo:
“Uma página na net vale mais do que mil palavras” ou
“Uma página na net vale mais do que mil acções”
Vejam por exemplo o caso do nosso querido e patriótico motor de busca sapo
Até agora tínhamos o www.sapo.pt
Pois bem, no mês que agora terminou o sapo deu um pulo e criou o www.sapo.cv
Com visual semelhante ao nosso, mas virado essencialmente para as notícias e acontecimentos de Cabo Verde, este pequeno e discreto passo, tem muitos significados importantes, que variam de acordo com o lugar e a perspectiva de onde nos encontrarmos.
Eu encaro este passo como a prova de que é com acções, bem planeadas e com valor acrescentado, que poderemos e deveremos criar mais parcerias com os Palop´s.
Oportunidades existem em Cabo Verde, Angola, Moçambique, São-Tomé e Prínicipe e noutros lugares onde Portugal deixou um forte herança cultural de que a Língua Portuguesa é um testemunho ainda nos dias de hoje.
Anos atrás e a propósito da visita de um Sheik de um dos Países ricos exportadores de Petróleo, Ângelo Correia disse que não se estabelecem boas parcerias comerciais se não lhes associarmos uma boa pareceria a nível cultural e de relacionamento humano.
Este capital de relacionamento humano, de que os Portugueses se podem orgulhar por há muito travarem relações com os povos mais longínquos do mundo, continua a ser um valor muito importante a ter em conta.
Como dizia atrás, as oportunidades existem, mas elas devem ser entendidas como oportunidades de verdadeiras parcerias, no sentido em que dela resultam benefícios mútuos não de curta, mas de média e longa duração.
Tenhamos a consciência de temperar em doses apropriadas , iniciativa, razão e coração, para re-estabelecermos pontes duradouras com os mundos a que Portugal está ligado. Atrás de um bom relacionamento humano, virão (ou não) os bons relacionamentos comerciais. O importante é darmos passos seguros, mostrando as nossas qualidades e provando aos nossos parceiros, como essas boas qualidades poderão ser também partilhadas com eles.
Muito temos de mudar e de adaptar face a novas realidades.
Até os provérbios têm de ser re-inventados.
Estou a lembrar-me por exemplo do provérbio que diz:
“ Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Este provérbio continuará sempre actual, mas dele podem derivar outros como por exemplo:
“Uma página na net vale mais do que mil palavras” ou
“Uma página na net vale mais do que mil acções”
Vejam por exemplo o caso do nosso querido e patriótico motor de busca sapo
Até agora tínhamos o www.sapo.pt
Pois bem, no mês que agora terminou o sapo deu um pulo e criou o www.sapo.cv
Com visual semelhante ao nosso, mas virado essencialmente para as notícias e acontecimentos de Cabo Verde, este pequeno e discreto passo, tem muitos significados importantes, que variam de acordo com o lugar e a perspectiva de onde nos encontrarmos.
Eu encaro este passo como a prova de que é com acções, bem planeadas e com valor acrescentado, que poderemos e deveremos criar mais parcerias com os Palop´s.
Oportunidades existem em Cabo Verde, Angola, Moçambique, São-Tomé e Prínicipe e noutros lugares onde Portugal deixou um forte herança cultural de que a Língua Portuguesa é um testemunho ainda nos dias de hoje.
Anos atrás e a propósito da visita de um Sheik de um dos Países ricos exportadores de Petróleo, Ângelo Correia disse que não se estabelecem boas parcerias comerciais se não lhes associarmos uma boa pareceria a nível cultural e de relacionamento humano.
Este capital de relacionamento humano, de que os Portugueses se podem orgulhar por há muito travarem relações com os povos mais longínquos do mundo, continua a ser um valor muito importante a ter em conta.
Como dizia atrás, as oportunidades existem, mas elas devem ser entendidas como oportunidades de verdadeiras parcerias, no sentido em que dela resultam benefícios mútuos não de curta, mas de média e longa duração.
Tenhamos a consciência de temperar em doses apropriadas , iniciativa, razão e coração, para re-estabelecermos pontes duradouras com os mundos a que Portugal está ligado. Atrás de um bom relacionamento humano, virão (ou não) os bons relacionamentos comerciais. O importante é darmos passos seguros, mostrando as nossas qualidades e provando aos nossos parceiros, como essas boas qualidades poderão ser também partilhadas com eles.
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