Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, maio 01, 2008

Pagar a Tempo e Horas-Parte II

Uma das notícias de hoje dá conta que o Estado demorou 96 dias a pagar fornecedores em 2007.

A notícia, que pode ser vista em

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=1&id_news=98169,

refere que o prazo médio de pagamentos a fornecedores dos organismos da Administração Pública em 2007 foi de 96 dias, segundo revelou o Ministério das Finanças no âmbito do programa «Pagar a Tempo e Horas».

Este é um programa de grande importância, sendo de louvar o objectivo da redução gradual dos prazos médios de pagamento, factor que permite que os agentes económicos fornecedores do Estado, possam ter mais margem de manobra em termos das suas tesourarias.

Contrapondo estes dados está o também questionável senso comum, resultante do que ouvimos no dia-a-dia, no decorrer das nossas actividades profissionais.

Estamos no primeiro dia de Maio, ou seja, já decorreram 4 meses e cerca de 120 dias desde o início de 2008.

No entanto, continuamos a ouvir ( e agora a duvidar ) muitos agentes económicos fornecedores de organismos da Administração Pública, dizerem que estão em graves dificuldades financeiras por não terem recebido facturas do ano de 2007, todas já com prazos superiores a 120 dias, havendo inclusive quem afirme não ter recebido o valor de uma única factura de fornecimentos de todo o ano de 2007.

É a eterna “guerra” de números não coincidentes.

Mas se o Ministério das Finanças está na posse de dados globais e actuais, é um bom sinal o tempo médio de pagamentos a fornecedores do estado estar a situar-se em prazos bastante mais aceitáveis.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Prezado Otávio

Já em tempos havia escrito e colocado um artigo aqui no nosso Weblog sobre os alargados prazos de pagamento das instituições do Estado e das sequelas que estes causam às empresas suas fornecedoras. Conheço casos concretos e reais de empresas nacionais que faliram devido aos não pagamentos das autarquias e outras instituições estatais. É um problema mais grave do que a maioria das pessoas possa pensar. As empresas sabem o quanto de grave tem este problema. É um tema deveras importante a ser debatido. O Estado é um dos principais causadores dos problemas financeiros de muitas pequenas e médias empresas. E portugal o pior exemplo da Europa.