Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, março 22, 2008

O Empreendedorismo social e os Think Tanks


Falar hoje em Portugal sobre o que é um Think Tank representa, para a maioria das pessoas, falar de algo completamente desconhecido. É infelizmente assim num país que não devia estar distante destas temáticas dos grupos de reflexão mas sim integrado numa outra dinâmica e grau de desenvolvimento social e intelectual. Acreditem, pois temos no dia-a-dia a prova disto. Testem. Experimentem.

Se internamente os poucos Think Tanks que existem estão virados para dentro e apenas trabalham numa perspectiva de debate e reflexão, já nos países da Europa e EUA onde estes proliferam de forma muito significativa como verdadeiros núcleos de debate, reflexão, pesquisa e investigação, estes, estão completamente virados para fora. A sua acção desenrola-se na esfera da produção de debates, produção de papers e realização de trabalhos de pesquisa e investigação, divulgação e discussão de políticas de desenvolvimento e cooperação (terceiro mundo, Ásia, África, países vitimas de catástrofes, ciências médicas ou investigação biológica, molecular ou estudos sociológicos concretos, apenas para referir alguns exemplos).

Todas as semanas se realizam por exemplo em universidades americanas (através de think tanks académicos- ou em Bruxelas no âmbito da comunidade europeia através de think tanks oriundos de vários países especializados em temáticas diversas) workshops, reuniões, seminários ou conferências sobre os trabalhos que estes grupos desenvolvem. Neles trabalham imensas pessoas que escrevem e investigam sobre os temas em curso. Estes grupos são geradores dos seus próprios proveitos e receitas. Este movimento da sociedade civil é designado por empreendedorismo social. Voltaremos a falar deste tema em posts seguintes.

Temos falado muitas vezes destas ideias entre alguns de nós no FRES e pretendemos dar passos em frente neste sentido. No fundo sabemos que sem ousadia e ambição, atitude ou determinação nada nos distingue da multidão cinzenta que compõe a maioria da sociedade civil em Portugal. Pretendemos com tempo, paciência e perseverança ultrapassar as fronteiras deste país e levar as nossas ideias ou propostas ao centro da Europa onde estão aqueles que falam por nós e que nos devem representar. Sabemos como fazê-lo, falta-nos tempo e alguma organização. Mas fá-lo-emos sem dúvida.
Se pretendermos hoje ir a Bruxelas apresentar uma proposta, um paper, sabemos com quem falar e quando ir. Temos espaço aberto para nós. Porque não o fazemos agora? Talvez por difícil articulação da vida profissional. Mas vamos tentar? Será daqui a 1, 2, 5 anos…não sabemos. Mas podemos manter como linha de orientação esse objectivo e esse rumo.

Sem comentários: