Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

terça-feira, março 18, 2008

Aprender a nadar

A propósito do sub-aproveitamento do valioso recurso que Portugal dispõe ao contar com uma enorme zona marítima sob sua jurisdição, o Professor Universitário Viriato Soromenho Marques teceu algumas considerações interessantes e importantes.

Quem tiver a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a sua obra pode visitar a sua página oficial

http://viriatosoromenho-marques.com/

Quanto às considerações propriamente ditas, elas alertam para a necessidade de haver uma consciência da importância estratégica que o Mar pode representar para Portugal, sobretudo numa altura em que os Países lutam cada vez mais pela posse e administração de recursos.

A enorme zona marítima que Portugal administra pode ser aproveitada não só pelos sectores tradicionais de pesca e navegação, como também pelo sector do turismo e pelo sector da energia; ainda numa fase embrionária, a exploração do Mar como fonte de energia renovável e não poluente, pode ter um papel importante a desempenhar, caso se verifiquem os estudos e avanços tecnológicos necessários.

Outra chamada de atenção que o Professor Viriato Soromenho Marques fez foi a de que é absolutamente vital uma conjugação de esforços. Essa conjugação visa o aproveitamento de capacidades, de forma coordenada e, tendo como suporte uma visão estratégica do Mar, integrando os diversos factores acima referidos.

Curiosa é também a referência a uma necessidade de sermos persistentes estrategicamente, rentabilizando as iniciativas do sector público e do sector privado e partindo de uma consciência do que temos e do que precisamos de ter para poder investir e ganhar vantagens económicas com o Mar que dispomos.

Não menos importante foi a chamada de atenção para o facto de, se nada fizermos e formos negligentes, não só perderemos o potencial económico como também poderemos passar a ter um Mar maltratado com todos os perigos que isso pode acarretar.

A forma sensata e fundamentada como expõe as suas ideias, visando amplos consensos, fez-me apreciar as suas considerações e sentir uma certa identificação com o que temos procurado fazer no FRES.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.

Mário de Jesus disse...

Caro Otávio

Estive hoje à tarde aqui no Meco com o João Mateus e tivemos uma longa conversa exactamente sobre as energias renováveis e as diversas formas destas como a energia eólica e do mar, dos biocombustíveis e afins. O João tem alguma especialidade nestas temáticas dado que estuda este sector de actividade. E de facto o assunto revela alguma complexidade. No meu entendimento é necessário para o país o estabelecimento de uma reflexão estratégica e de um plano estratégico concertado sobre este tema, o qual daria um grande tema para um debate mais profundo do FRES. Parece-me que o que existe (sem certezas absolutas e sem dados muito sustentados)tem sido concretizado sem uma concentração de esforços e pensamento estratégico. Fica aqui o desafio.