Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, fevereiro 02, 2008

Politica Internacional num Mundo Interdependente

Caro Octávio,
Como solicitastes um comentário sobre três Países estratégicos para a estabilidade mundial gostaria de dar o meu pequeno contributo numa análise de caracter geopolitico:

Relações Paquistão-India

O Paquistão é um pais relevante na cena internacional,pois, é um aliado estratégico dos EUA na região e serve como balança de poderes regional em relação a India a superpotência regional em grande ascensão que também faz parte do clube BRIC (Brasil, Rússia, India e China). O Paquistão ao ser aliado estratégico dos EUA na luta contra o terrorismo está ao mesmo tempo a dizer ao Estados Unidos: " aproxima-te de mim,pois, a India está a aproximar-se da Rússia"

Para a politica externa americana, contudo, também não lhe convém um distanciamento em relação a India dado o peso desta potência no sistema económico mundial e as privilegiadas relações comerciais que possui quer com a Europa quer com a China.
A India e o Paquistão têm religiões diferentes apesar de serem ambos filhos do Império Britânico (um País é maioritariamente Hindu e outro é Muçulmano). Como dizia Henry Kissinger a politica internacional é feita de equilibrios de poderes e a estabilidade do sistema multipolar implica a existência de vários poderes (EUA, União Europeia, Rússia, India e China) com capacidade de projecção internacional.
Quando o centro do Mundo se transfere do Ocidente para a Ásia é obvio que numa análise estratégica temos que ter sempre em conta a região da Ásia e o Sub-Continente Indiano.

Quénia -

A instabilidade politica no Quénia um dos paises mais estáveis do Continente Africano e com uma capital Nairobi que alberga vários escritórios regionais das Nações Unidas e que era considerado um modelo de democracia africana está neste momento a criar condições para um instabilidade regional que pode afectar paises vizinhos como Burundi, Ruanda, Uganda e Sul do Sudão. Na opinião de alguns analistas internacionais as causas desta instabilidade são questões tribais, de conquista de território e de acesso a recursos. A União Europeia e os Estados Unidos principais doadores do País estão preocupados com a situação dai que a ajuda humanitária no terreno seja uma prioridade bem como o regresso a normalidade.

Estados Unidos - Eleições
As eleições nos EUA são bastante importantes para todos nós cidadãos comuns deste mundo globalizado já que irão ter implicações quer na economia mundial quer no pós eleições no formular de uma poiltica externa americana de carácter menos unilateral e mais multilateral de diálogo e de aproximação as restantes superpotências. A Politica externa americana no Médio Oriente e as relações com os Países da América Latina serão sem dúvida para ambos os candidatos Hilary Clinton ou Obama prioridades da agenda politica internacional. Vamos aguardar novos desenvolvimentos.......

1 comentário:

Otavio Rebelo disse...

Prezado Alfredo, peço desculpa pelo comentário um pouco atrasado em relação a este artigo que li e reli com bastante agrado. Obrigado pelo teu contributo, tu que não és novato nestas questões de política internacional e das suas implicações ao nível global. Gostei particularmente da citação do Kissinger, onde se torna evidente o equilibrio de poderes a nível regional e global. Não conhecia com profundidade as implicações da maior proximidade Paquistão-EUA e da India-Russia. também não fazia ideia da importância regional do Quenia, que soube posteriormente ter sido ele também país de acolhimento de refugiados de países vizinhos. Finalmente em relação às eleições nos EUA ficou clara a importância de uma nova presidência mais aberta a diálogos multi-laterais que terão repercussões em todo o mundo. Muito obrigado e faz-nos o favor de enriquecer o nosso património cultural com mais contributos, sempre que tiveres oportunidade. Um abraço, Otávio