Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, novembro 04, 2006

Alunos e ratos na primária

Jornal Expresso em de 28 de Outubro

"Falta de espaços de recreio, ratos a passearem nos corredores, ausência de casas de banho e de cantinas, é a realidade com que convivem, diáriamente, milhares de crianças do ensino básico em Lisboa."

"Na EB 68 da Penha de França, os painéis de azulejos antigos que revestem as paredes estão parcialmente danificados, a instalação eléctrica é primária e as canalizações já há muito perderam o seu prazo de validade. Encarregados de educação dizem que, durante o inverno, o frio entra por todo o lado e muitas das crianças têm de usar luvas nas aulas para aquecer as mãos."

"Mais de metade da rede escolar do 1º ciclo do ensino básico, frequentado por cerca de 20 mil crianças, encontra-se em situação similar".

" Uma parte substancial das instalações escolares tem mais de 60 anos sendo necessário um investimento nunca inferior a 30 milhões de euros"

"Não é admissível que as crianças tenham que conviver com ratos nas escolas ou ir à casa de banho do café porque a sua escola não tem um WC"

Afinal, não é unicamente o sistema de educação da Índia que, como vimos, revela carências ao nível das infra estruturas básicas. Infelizmente parece que também no nosso próprio canto revelamos graves carências.

Saberemos quantificar o impacto que isto terá no aproveitamento escolar? Alguém terá tido essa preocupação? E se acontecer aos nossos filhos?

Sem comentários: