Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

segunda-feira, setembro 11, 2006

Rumo à China

A propósito da Cimeira Europa-Ásia realizada hoje em Helsínquia, Finlândia, assistimos ao aperto de mão entre o 1º Ministro Sócrates e o 1º Ministro Chinês.
O que se espera é que este não tenha sido apenas um acto mediático para a fotografia da posteridade mas sim um acto consciente e realista que manifeste a importância que a China pode ter para o futuro da economia e das empresas portuguesas.

Mais ainda é de louvar a intenção divulgada por Sócrates em preparar em breve uma visita com missão empresarial a este país. De facto a China é já e será no futuro um parceiro incontornável nas relações económicas e empresariais, para a Europa em geral e para Portugal em particular. Não esqueçamos a alavanca politica, cultural, económica e empresarial que representa Macau para nós (ou não fosse a presença portuguesa naquele país durante 500 anos). O caminho é este e está certo – rumo à China.Vendemos muito daquilo que a China compra – por exemplo serviços financeiros sofisticados – a China compra muito daquilo que vendemos – por exemplo Turismo. Aguardamos a continuidade.

1 comentário:

Henrique Abreu disse...

Segundo os mais recentes indicadores económicos a China apresenta em cerca de 0,1 % da Sua população rendimentos anuais equivalentes á classe alta dos países ocidentais mais desenvolvidos o que significa que, se apontarmos para este segmento de mercado extremamente apetecível para o turismo nacional temos um potencial de cerca de 1,3 milhões de chineses com possibilidades de “gozar” férias de qualidade em Portugal , um claro contraste com a comunidade chinesa que actualmente reside no nosso país ?????