Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, junho 09, 2011

O Instituto Pedro Nunes



O FRES tem dedicado uma atenção especial às questões ligadas ao empreendedorismo, à inovação e às iniciativas pessoais, quer de âmbito social quer empresarial. Foi nesse âmbito que nos associámos há 2 anos ao AUDAX e por essa via participámos na sua Conferência Internacional realizada em Julho de 2009 no ISCTE, quer intervindo na conferência principal quer no painel do empreendedorismo social.


Também nos temos associado ao empreendedorismo através da nossa inscrição como entidade seguidora e patrocinadora do tema, acompanhando, nos últimos 2 anos, a Semana Internacional do Empreendedorismo em Portugal, que decorre no mês de Novembro de cada ano, através da publicação de alguns artigos no nosso Blog sobre este mesmo tema.


E vem a propósito do empreendedorismo a notícia que prova este ADN inovador e criativo que existe desde sempre em Portugal, o qual importa projectar internacionalmente. O Instituto Pedro Nunes (Instituto Público de investigação da Universidade de Coimbra) acaba se ser eleito e ganhar o prémio da melhor incubadora mundial de empresas de base tecnológica.


Entre os critérios considerados saliento dois: a sua sustentabilidade, i.e. o Instituto Pedro Nunes é auto-sustentável do ponto de vista económico e financeiro, rentabilizando positivamente os fundos públicos que nele são investidos e cerca de 80% das empresas que nascem no seu seio sobrevivem após estarem lançadas no mercado.


Em tempo de crise e de sentimentos de pessimismo agregado, eis uma notícia que nos deve orgulhar e da qual temos que largar lastro e deixar testemunho.

Sem comentários: