Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, julho 07, 2010

Princípios basilares para um comportamento profissional



Agora que tem estado na ordem do dia a problemática das competências da gestão de grandes empresas, organizações estratégicas, centros de decisão nacionais, presença ou domínio de capitais estrangeiros nas nossas empresas, aqui fica uma pequena reflexão sobre o que são alguns dos princípios basilares de um comportamento profissional.
O repto está lançado, outros princípios haverão. Cada um terá os seus, alguns se cruzarão outros não. Mais algumas reflexões se seguirão.

Organização

É indispensável uma boa capacidade para estabelecer métodos adequados de organização do trabalho extensíveis quer à vida pessoal quer a outras actividades sociais, de cidadania ou outras em que o indivíduo se envolve, priorizando as tarefas a desempenhar.

Rigor

Deve prevalecer a preocupação com os detalhes e com a qualidade quer da informação recebida quer prestada. Deve procurar-se dar cumprimento aos critérios de qualidade definidos pela organização ou por si próprio de acordo com os próprios valores, em todas as suas vertentes, sejam técnicas, de direcção, de orientação ou de relacionamento humano. Deve exigir-se exactidão no que é produzido e no que é solicitado.

Atitude

A atitude muda tudo. Faz tornar possível o que nos parece muitas vezes inalcançável. Permite realizar tudo aquilo a que nos propomos, com maior ou menor dificuldade. Sem atitude e vontade não se criam obras, não se estabelecem metas e não se conquistam objectivos.

Confiança

É determinante uma consistência de pensamento e firmeza na acção. De modo a demonstrar competência e criar laços de confiança entre as pessoas e as organizações. Um discurso firme, sólido, sério e sustentado, suportado no domínio das matérias, cria confiança nos interlocutores com benefícios futuros nas relações e nos negócios.

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