Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, janeiro 24, 2010

Valeu a Pena ? Tudo vale a pena...

“ Tudo o que faço ou medito
Fica sempre na metade.
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.

Valeu a pena ? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena. “

Comecei este texto, transcrevendo palavras de Fernando Pessoa
O meu fito é agradecer a todos os membros do Fres e a todos os visitantes ( com nome ou anónimos ) do nosso blog, a atenção com que vão seguindo o que por aqui vamos fazendo e tentando fazer.
É incrível como os anos ( e a vida ) passam num instante. Tenho uma pequena àrvore de natal e um pequeno presépio na sala e estive quase tentado a arrumar já para reabrir e voltar a colocar no próximo natal. Ainda agora acabamos de fazer tantos votos para 2010 e num abrir e fechar de olhos já não temos 12 meses para cumprir os nossos objectivos para este ano. Já só temos 11 meses.
Mas nem o facto de não cumprirmos os sonhos, na completa medida em que os desenhamos na nossa mente, me faz recuar nos propósitos que grupos como o FRES perseguem.
Quem nos lê, ajuda-nos a crescer como seres humanos e como membros de uma sociedade que pretendemos mais coesa.
Quero agradecer em particular aos anónimos que com os seus comentários, enriquecem o nosso debate de ideias. Não fiquem tristes se por vezes não respondemos imediatamente e não damos a continuidade atempada às vossas importantes observações.
Relembro 2 observações de 2 comentadores anónimos ( a que provocatoriamente vou chamar de anónimo 1 e anónimo 2 ) a um artigo que coloquei no inicio do ano.
Anónimo 1
“ Mudanças se avizinham. Dolorosas, cruéis, incómodas... porém necessárias.”
Apetece-me dizer “Touché”. Não somos todos destemidos, mas somos perseverantes e caso essas mudanças necessárias não se cumpram num horizonte curto, podemos sempre relembrar o ditado “Agua mole em pedra dura…”
Anónimo 2
“ Não havia testemunhas - apenas eu e a minha consciência.”
Que delícia de frase. Mostra toda a nobreza de quem a escreveu e mostra-nos porque vale a pena lutar, mesmo quando parece que somos poucos a remar para um determinado lado.
Finalmente o comentário do Mário de Jesus
“ Aqui no FRES a nossa arma é em primeiro lugar, o uso da palavra e das ideias.”
Já a temos usado e gostávamos de relembrar a todos que o FRES acolhe com gosto as palavras e as ideias de todos que quiserem contribuir de uma forma positiva para um Portugal melhor.
Nunca devemos esquecer que continuam a existir muitas formas ( inclusivé gratuitas ) de ajudar os outros.
Querem um exemplo ?
Vai começar já daqui a 1 semana a entrega das declarações de rendimentos por parte dos contribuintes que auferiram rendimentos de trabalho dependente e pensões, vulgo entrega da declaração de IRS respeitante aos rendimentos auferidos em 2009.
O Dec-Lei 16/2001 prevê que possamos consignar 0,5% do imposto liquidado a Insituições Religiosas, a Instituições Particulares de Solidariedade Social ou a Pessoas Colectivas de Utilidade Pública.
Pelo que entendo, não se trata de gastarmos 0,5% do imposto liquidado, ou seja, não existe custo directo para o contribuinte que consigne 0,5% do imposto liquidado. Existe é uma consignação feita pelo contribuinte e será o Estado a entregar à Instituição designada pelo contribuinte esse 0,5% do imposto liquidado.
2 questões se colocam já.
1º - Será mesmo assim? Ou seja, esta contribuição não implica mesmo uma transferência de dinheiro da nossa conta para a instituição que queremos apoiar ?
2º - Que instituição apoiar ? Julgo que não vale a pena indicar nenhuma instituição. Quem estiver disposto a perder uns segundos a colocar uma cruz num campo da sua declaração de IRS e o numero de contribuinte da instituição a apoiar, terá muitas organizações por onde optar, incluindo ( apenas como exemplo ) aquelas que lutam contra doenças graves que continuam a vitimar muitos portugueses e portuguesas.
Gestos simples amigos, gestos simples e ao nosso alcance individual.
Quando os gestos colectivos são mais difíceis de realizar, podemos sempre começar por gestos individuais.
Como disse Pessoa: “ …Se a alma não é pequena.”

3 comentários:

Anónimo 1 disse...

Grande Pessoa, o meu preferido.

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu enxerga ou exlui.
Sê todo em casa coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."

Fernando Pessoa

Liliana disse...

Há muito tempo que nao passava pelo Blog do FRES. Lembrei-me hoje e resolvi dar uma olhadela... Desde os tempos da escola que nao ouvia Fernando Pessoa e gosto muito dos versos deste grande poeta, pois dão-nos força e são encorajadores.
Como o tempo passa já lá vai um mês de 2010, no entanto parece que foi ontem que festejámos o Reveillon. Gostava de saber melhor como funciona o IRS, ainda nao percebo muito dessa matéria... Esperemos que este ano seja melhor que o anterior e nos dê muitas alegrias e como dizes, ajudar os outros é sempre uma boa acção em que nós nos sentimos realizados em sermos altruístas, e os mais carentes se sentem gratificados com a nossa ajuda. Bom Artigo, boa sorte!
Beijinho da Lili

Mário de Jesus disse...

Fernando Pessoa - O Mestre.

Excelente ideia a tua proposta. E que feliz correlação com as palavras e o pensamento do Mestre.

Não nos devem bastar palavras e ideias.

Temos que agir. E podemos agir com palavras e ideias desde que as levemos àqueles a quem cabe o papel da sua implementação.

Mas há sempre acções que podemos tomar em mãos - por exemplo colaborar com o banco Alimentar contra a fome na altura do Natal.

saudações fresianas a todos os leitores e comentadores