Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

terça-feira, setembro 08, 2009

Brincar com as pessoas

Os defensores da economia de mercado invocam entre outros argumentos de que a existência de vários concorrentes num determinado sector, beneficiará o consumidor final quer em termos de preços mais competitivos, quer em termos de acesso a melhores produtos/serviços.

E em geral assim acontece mas o caso que vos trago hoje contraria essa tendência.
Não sei ainda as razões técnicas ou comerciais envolvidas mas neste momento andam milhares de famílias portuguesas intrigadas porque não conseguem comunicar com os seus familiares e amigos através de telefones de rede fixa.
O caso em concreto parece envolver apenas a Tele2 ( agora detida pela Clix ) e a PT ( Portugal Telecom ). E o que acontece é que quando alguém que tem o Telefone da PT tenta ligar para alguém da Rede da Tele2/Clix recebe de imediato a informação de que “o número para o qual está a marcar não se encontra atribuído”.
Depois de repetidas tentativas das duas uma: ou existe uma forma alternativa de comunicação ( exª telemóvel ), ou se fica impedido de comunicar com o destinatário. Poder-se-ia julgar que o telefone do destinatário está avariado mas não é esse o caso. Também se poderia dar o caso de o destinatário não ter pago a sua conta telefónica mas também não é esse o caso.
O que está a acontecer é que quem tem telefone da Tele2/Clix, deixou de poder receber chamadas de quem telefones da PT.
Volto a referir que ainda não sei as razões que estão por detrás deste procedimento que não se trata de uma avaria momentânea pois já dura cerca de uma semana pelo menos.
O que afirmo é que não se pode brincar assim com as pessoas. Os telefones são meios de comunicação para nos mantermos em contacto com família e amigos mas também são um meio de busca de auxílio em caso de emergência ou de perigo inclusive de vida.
Ora se os operadores envolvidos se encontram com alguma divergência, os consumidores finais não deveriam estar a ser prejudicados desta forma.
Se se tratar de um problema de tarifário, a estúpida e falsa mensagem de que o número não se encontra atribuído deveria ser substituída por uma mensagem que informasse que poderá continuar a chamada pagando um valor, seja ele qual for.
Os meus receios de que cada vez somos mais pequenos e reféns de interesses que atentam contra os direitos mais básicos dos consumidores, vão infelizmente traduzindo-se em realidades.
Se o assunto das eleições não fosse tão sério quase que me apetecia dizer que votaria no partido que assegurasse que as pessoas que pagam as suas contas telefónicas deveriam poder comunicar entre si.

2 comentários:

Liliana disse...

Eu concordo plenamente com esta opinião pois nem sequer avisam do sucedido e o cliente fica assim prejudicado.
Boa reflexão beijinhos.

Otavio Rebelo disse...

A partir de hoje muitos detentores dos contratos com a Tele2/Clix voltaram a poder ser contactados pelos detentores de contratos com a PT. As razões deste "bloqueio temporário" e sobretudo a mensagem falsa de que o número do destinatário não se encontrava atribuído continuam por explicar. Caprichos da tecnologia ou outros motivos menos claros, ficaram por explicar.