Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, setembro 23, 2009

AÍ ESTÁ O CAMINHO


Depois de várias medidas de sucessivos Governos. Depois das recomendações da OCDE, do Banco Mundial, de Bruxelas, do Banco de Portugal e de um sem números de Organizações e Instituições a Economia Portuguesa continua “moribunda”.

Qual a forma de darmos um definitivo “ pontapé na crise “?

Só nos resta uma alternativa.

É o Benfica ser Campeão Nacional.

2 Décadas de domínio portista arrastaram o país para uma depressão profunda.

Se fizermos uma correlação estatística entre indicadores de crescimento económico e as não vitórias do Benfica, constataremos que existe uma relação directa.


Ou seja, sempre que o Benfica não ganha o campeonato nacional de futebol, a economia não arranca, as pessoas andam tristes, consomem pouco e não estimulam o desenvolvimento económico.

Por outro lado, quando o Benfica joga bem e ganha, tudo muda.

As pessoas andam bem-dispostas, produzem, ganham e gastam mais, lançando sucessivos estímulos ao desenvolvimento da economia.

Os números da Luz não mentem:
- Mais 26 mil espectadores em média nos estádios desde que o campeonato começou
- Subida de 30% na Cotação Bolsista
- Mais 100% de Receitas de Bilheteira

E caso se confirme esta tendência de vitória e o Benfica se sagre Campeão Nacional, os reflexos na economia e na alegria do País vão ser enormes.

Serão directamente 6 Milhões de Portugueses felizes. Esses, por sua vez, vão comprar produtos, contratar serviços e ajudar os outros 4 Milhões de Portugueses a venderem os seus produtos ou a encontrarem ocupações.

Poderá o Porto ser novamente Campeão? Claro que sim. Têm a melhor estrutura competitiva, ou seja não basta os 11 Jogadores em Campo mas é importante toda a estrutura desde o Presidente do clube até ao Roupeiro, estarem unidos numa corrente de vitória. E isso, o Porto tem tido nos últimos anos.

Poderá o Sporting ser Campeão? Claro que sim. Paulo Bento com menos contratações e reforços levou o Sporting ao 2º lugar nos últimos 3 anos. Poderá agora ser a hora de chegar ao 1º lugar.

Mas tenhamos todos uma certeza, para os benefícios serem gerais para o País, só mesmo uma vitória do Benfica ajudará.

Não se trata apenas de sermos Patriotas, mas sobretudo de sermos realistas.

Só a grande Alma Benfiquista, e a alegria de uma enorme mole humana, que batem todos os recordes de audiências quer nos estádios quer nas televisões, podem trazer de volta os sorrisos aos rostos dos portugueses em Portugal e em todo o Mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Do que estes benfiquistas se lembram...!!!

Otavio Rebelo disse...

Caro Anónimo,

Muito Obrigado pelo seu comentário.
Presumo que seja de Lisboa e adepto do Sporting porque se fosse do Norte e do Porto teria dito “ Do que estes Benfiquistas se lembram, carago. “

Brincar é importante.

As pessoas andam tão sérias e cabisbaixas que parece que já não sabem brincar.

Quando ao “exagero” das minhas palavras elas têm alguma ponta de verdade.

Onde as pessoas e os povos não se entendem, surge muitas vezes uma milagreira bola de futebol a saltitar e a provocar uniões entre desavindos, e a ser um negócio que como qualquer outro e que também movimenta milhões todos os anos.

Numa altura em que se sentem alguns sinais de intolerância racial, a UEFA , Federação organizadora de competições desportivas a nível dos clubes europeus, resolveu eleger como lema da sua nova competição, LIGA EUROPA, uma simples palavra RESPECT, para que se continue a manter o respeito e a tolerância pelos seres humanos que connosco convivem , independentemente da sua origem, credo ou raça.

Quanto às "provocações" sobre o Benfica, é de facto impressionante a força do Glorioso.
O Estádio do União de Leiria, foi um dos polémicos estádios construídos na altura do Euro 2004 e que desde então tem andado às moscas, tirando raras ocasiões. As melhores delas são precisamente as visitas do Benfica.

A Liga de Futebol profissional tem um site muito interessante.

Entre muitas coisas podemos ver as Estatísticas das Assistências do Espectáculo Futebol.

http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20092010&info=TopJogo

Mais uma vez é impressionante como um equipa como o Benfica que nos últimos 4 anos ficou sempre atrás do Sporting e do Porto, ou seja, não ganhando nada, consegue ter este ano 4 das 10 melhores assistências.

O que acontecerá se realmente o Benfica for Campeão ?

Isabel Teixeira disse...

E eu diria ainda mais:

Não se trata apenas de sermos Patriotas, mas sobretudo de sermos realistas e Benfiquistas...

Isabel Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário de Jesus disse...

Não me pronuncío pois não quero dar confiança aos benfiquistas.

O primeiro milho é dos pardais...

E prognósticos...só no fim do campeonato.