Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, junho 13, 2009

CR 7 ou CR 9 ? Who Cares ?


Estou super feliz porque hoje, dia 13 de Junho dia de Santo António, nasceu a minha sobrinha Leonor. Gostava de anunciar esta boa nova ao mundo, mas acho que o mundo não está muito interessado nisso.


A avaliar pelos noticiários dos últimos dias, o que interessa mesmo é que o nosso (?) Cristiano Ronaldo, melhor jogador de futebol do mundo (?), acaba de ser protagonista da mais cara transferência de sempre na história do futebol.

Coincide esta transferência multimilionária com um período em que o mundo está a atravessar uma crise financeira e também por isso já se registaram todo o tipo de reacções ( algumas muito interessantes como a do Presidente da FIFA, Sr. Joseph Blatter e a do nosso Seleccionador Nacional de Futebol, Sr. Carlos Queiroz ) a esta transferência e aos números “escandalosamente altos” que ela envolve.

Podemos e devemos analisar essas reacções favoráveis e desfavoráveis pois esse é um exercício proveitoso, com boas lições práticas sobre economia e que mostra o quão hipócrita e volátil pode ser o nosso pensamento.

Mas um facto que não podemos negar é que mais uma vez e em última análise, o que interessa é apenas e só mesmo o valor monetário, que se sobrepõe a todos os outros valores de natureza ética, moral, etc.

Cristiano, com a ajuda preciosa de Sir Alex Fergusson e do Manchester United que o projectaram à escala planetária, tornou-se numa “fabulosa máquina de fazer dinheiro”.
Dreams and Money, that´s what moves the world.

Em Madrid, terra que idolatra num minuto e destrói no minuto seguinte, o nosso (?) Bambino D´Oro vai ter uma Real prova de fogo.

Ele construiu a já famosa marca CR7 ( Cristiano Ronaldo número 7 ) mas em Madrid e pelo menos nesta época, pode ter de se sujeitar a deixar a camisola número 7 com o Mítico Raúl, e ficar com a camisola número 9.

Mas mesmo que isso aconteça, o Marketing que o envolve só terá de mudar o CR7 para CR9.

Por isso a questão inicial:
CR7 ou CR9, who cares ?

2 comentários:

Mário de Jesus disse...

De facto se estes valores monetários representavam sempre uma das formas escandalosas em como o mundo do tempo actual sustenta parte dos seus valores morais(conta-me o meu filho o absurdo de hstórias como o facto das fechaduras das portas das mobilias ou do carro do CR apresentarem o CR7 - como ficará agora - deita fora?)mais agora nos tempos de crise económica e financeira, tudo isto se apresenta como surreal.

Mas é assim. É o que o povo gosta e é o que o povo pede. E aplaude os seus heróis!!

Isabel Teixeira disse...

Em relação à primeira e fantástica noticia: é claro que o mundo está aí para a Leonor! Pelo menos uma parte dele... Parabéns aos titios Otávio e Paula e votos das maiores felicidades para a Leonor e seus papás.

Para a segunda noticia:
vendo "a coisa" pela positiva e à portuguesa, estamos contentes. Já é o 2º jogador de futebol (espero não estar errada na quantidade porque isto do futebol às vezes dribla-me e passa um pouco ao lado) que se classifica como melhor jogador do mundo e protagoniza uma destas aquisições por quantias fabulosas e estabelecendo records. Todos os anos acontecem destas coisas, todos os anos nos insurgimos em relação aos valores envolvidos.
O marketing do clube achará, com certeza, que apesar da crise a nivel mundial vai recuperar o investimento como sempre tem acontecido. Já agora, sempre nos cabe a alegria de que mais uma vez um português se salienta na sua profissão.