Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, janeiro 17, 2009

Haja Esperança - Ainda Falta Cumprir Portugal


Hoje, mais do que nunca, há um país que tanto necessita de instituições como a SEDES, como o FRES e outros grupos de debate e reflexão, movimentos cívicos e outros observatórios da sociedade. Esta sociedade que caminha sabe-se lá para onde. Que ao mesmo tempo que evolui em novos modelos sociais de (con)vivência entre os cidadãos, banhada, acariciada e suportada por novos eventos e criações tecnológicas, onde se discute a alta finança (esta agora e também da forma e de modo despudorados dadas as atrocidades cometidas) retrocessa ela própria, retrógrada, aos não-valores contra os quais a dita sociedade moderna sempre pretendeu combater.

Um país que tem legislado um ordenado mínimo obrigatório e onde instituições públicas como um próprio Instituto do Emprego e Formação Profissional desse país, contrata e anuncia empregos e vagas a troco de valores abaixo desse ordenado mínimo nacional, legislado.

Um país onde a taxa de desemprego oficial é de 7.7% mas que na realidade é superior a 10% pois nesse país, os responsáveis políticos definiram como empregados todos aqueles, milhares, que frequentam cursos de formação profissional mas que de empregados nada têm. Um país que deixa de incluir nas suas estatísticas aqueles que, já desencantados e descrentes, deixaram de procurar emprego há mais de 1 mês. Simplesmente banados das estatísticas.

Um país onde há suspeitas que Ministros da Nação (incógnitos) receberam luvas para aprovarem projectos de Outlets.

Ou, finalmente, um país que vive e convive com a injustiça do Caso Casa Pia. Onde passados 6 anos ainda não se fez justiça. Onde as vitimas já foram inclusivamente monetariamente indemnizadas, mas onde os culpados vivem livremente e à solta, as suas vidas.

É um ultraje para as vitimas. É um ultraje para Portugal.

Falta de facto mais do que cumprir Abril. Falta cumprir Portugal.

Sem comentários: