Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, julho 27, 2008

Grão a Grão enche a galinha o papo

Quase a entrar em Agosto, período em que a maioria dos trabalhadores portugueses entram de férias, aqui temos uma óptima notícia:
A empresa brasileira de aeronáutica Embraer, um dos maiores construtores mundiais de aviões, vai investir cerca de 400 milhões de euros em duas fábricas na cidade de Évora.
O investimento da empresa brasileira em Portugal está previsto num acordo Ogma/Embraer, e é um projecto considerado de interesse estratégico nacional, estando previsto incentivos do Estado português, tendo em conta a localização no interior do país.
As duas unidades fabris de componentes estruturais de aviões vão ser construídas na área do aeródromo da cidade alentejana.
O investimento prevê a criação de cerca de 500 postos de trabalho directos e mais de mil indirectos.
A brasileira Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, que já produziu cerca de cinco mil aviões, que operam em 76 países dos cinco continentes.
Quando apenas vemos o resultado final, ou seja, a notícia de que o projecto vai mesmo avançar, tendemos a esquecer o trabalho de base que está na origem do mesmo.
Com efeito para que se chegasse à apresentação deste acordo e deste projecto, muito trabalho de bastidor foi desenvolvido pelo governo português, tendo as negociações iniciado há mais de 2 anos.
Está pois o governo português de parabéns. São iniciativas como esta que ajudam a aumentar o Investimento Estrangeiro em Portugal.
A luta pela captação de investimentos estrangeiros é mais outra das lutas entre as economias mundiais.
Neste caso fomos nós que vencemos e, como diz o ditado, grão-a-grão enche a galinha o papo.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Estimado Otávio

Gostaria sinceramente que isto fosse verdade e não apenas mais uma acção de propaganda política do governo. Tem havido muita por aí. Espero para ver e quero acreditar que assim será.

Conheço um outro projecto que aguarda há anos para uma formalização e concretização (implementação) igualmente no sector aeronáutico, mas que teima em arrancar. E já por inúmeras vezes li e reli na comunicação social o anúncio do arranque do projecto, do acerto dos promotores e accionistas...mas nada (este de seu nome Skylander) também em Évora!!! porque será que não arranca?

Tanto quanto sei vive-se neste momento uma grande inércia por parte das instituições públicas que tutelam as diversas áreas pro(motoras) do investimento - quer nacional quer estrangeiro. Porque será? Aguardamos pelo quê?

Eleições no horizonte...?

Abraço