Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, setembro 01, 2007

A China e a Índia


Ainda a propósito dos nossos debates sobre a India e a China e o seu impacto no contexto mundial, deixo aquei algumas pérolas de um livro fantástico de Federico Rampini: China e India – as duas grandes potências emergentes.

“ Perguntei a um indiano as mesmas perguntas que a um chinês que não me soube responder o seguinte – O que será a India daqui a vinte anos e em que direcção o emergir da India como superpotência pode levar o mundo?

A resposta impôe-se a si mesma e foi seguinte – A India não muda o mundo, a India é o mundo. A India , pela sua atraente diversidade, mistura de identidades culturais sedimentadas pela história, a coexistência de extremos socioeconómicos e contradições, até mesmo os conflitos políticos latentes entre comunidades étnicas e religiosas, contém todo o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro.

“ A china está concentrada na indústria enquanto a India se evidencia no sOftware, na consultadoria e nos serviços...na China, criam novas fábricas na India laboratórios e vão para a frente, de preferência, aqueles empregos onde a comunicação em tempo real é indispensável.”
“Se chineses e indianos colaborarem e aprenderem uns com os outros, a ascenção destes dois países será irresistível”.

2 comentários:

Henrique Abreu disse...

Estimado Mário,

È de facto impressionante,e,se lhes juntarmos a Rússia e o Brasil então teremos o modelo utilizado pela Goldman Sachs para “mapear” as economias destes países até 2050 .Se as projecções se concretizarem; em menos de 40 anos, as economias BRIC ( Brasil, Rússia, India e China ) juntas, poderão ser maiores que as do grupo G6 . Assim sendo, as implicações na economia mundial podem ser grandes. Estes 4 Países juntos totalizarão mais de 40% da população mundial, e juntos, terão um PIB de mais de 85 trilhões de USD$ .

Mário de Jesus disse...

É verdade Henrique

A relevância que a China por exemplo representa em termos comerciais actualmente para a Europa, já assusta grandemente os EUA. Não há seminário sobre international trade e perspectivas económicas que não coloque a Índia e a China no centro de todas as atenções. Li "O Século Chinês" e "China e Índia as duas grandes potencias emergentes" de Federico Rampini e são dois livros muito bons, absolutamente clarificadores do papel que estes países já têm e terão no futuro de todos. Recomendo.