Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Portugal no seu melhor

Independentemente do resultado. Fosse ele qual fosse. Houve referendo. Registaram-se imensos grupos e movimentos cívicos que mobilizaram a sociedade portuguesa por uma causa. Uns a favor do sim, outros do não. A força da sociedade civil começou já a aparecer. De forma consciente. Estaremos mais cultos e mais atentos? Mais entendidos sobre a importância do nosso papel cívico?

Que melhor reflexo de uma sociedade moderna, consciente dos seus deveres mas também dos seus direitos, poderia haver? É assim que deve ser. É assim que tem que ser. Para um Portugal moderno. Quais os países não democráticos, socialmente injustos e subdesenvolvidos que promovem actos destes? Onde, nesses países, seria possível verificar uma acção e movimentação, campanha e acto cívico com esta serenidade e correcção?

Só nesta Europa, a que pertencemos, desenvolvida, onde, como já disse antes, todos os que vivem fora dela, nela gostariam de viver. Demos mais uma prova de maturidade democrática e de um civismo evoluído. Este é o caminho para um país de Valores.

Isto é Portugal no seu melhor. Recomenda-se a outros actos, atitudes e realizações. Todos, mas todos, ficámos mais perto do objectivo de uma sociedade mais justa, porque tivemos a consciência da importância do papel da população nas decisões que afectam os destinos de todos nós. Como nos países mais desenvolvidos. Que venha o próximo refendo. Nós, o povo, é que decidimos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente a elevada abstenção ainda deixa muito a desejar