Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, outubro 11, 2006

Os Idosos em Portugal - Que esperança senão continuar a pagar

Li hoje na imprensa que o sistema retributivo de pensões da segurança social vai sofrer alterações e que estas vão ser penalizadoras para os reformados em idade avançada e com recursos financeiros limitados.

Sinceramente, eu sou um leigo neste campo da segurança social e gostaria que me explicassem o seguinte: Porque é que em Portugal os idosos nasceram pobres, educaram os filhos com muitas dificuldades e vão morrer pobres? E agora no final da vida ainda vão ser mais afectados na estrutura familiar (marido e mulher) através de mais contribuições e restrição de direitos adquiridos.

Em Portugal ser idoso é sempre pejurativo e visto como algo de negativo quer na vida quotidiana quer na vida laboral. Já estás velho para isto.........a empresa quer um jovem dinâmico e de elevado potencial..........são frases tipicas e correntes no discurso do cidadão comum. No Japão quanto mais velho se é mais se respeitado é (senioridade + sabedoria).
Eu sei que a economia portuguesa está a atravessar imensas dificuldades, principalmente o nosso Estado de Previdência que está em falência.

Mas digam-me em Portugal alguma vez existiu Welfare State que abrangeu todas as classes sociais? O Welfare State que existiu foi sempre para funcionários públicos ou cidadãos pertencentes a determinados regimes sociais.

Na minha opinião nunca existiu um verdadeiro Welfare State universalista como no Reino Unido, Alemanha ou Suécia.

Se estudarmos a história da europa pós 1945 quando foi criado esse sistema no Reino Unido nem Portugal sabia o que isso era nem nunca fomos doutrinadores nesse campo.

A realidade crua é esta: os idosos vão ter que trabalhar mais pois com as reformas de miséria que recebem que nem dá para pagar os medicamentos quanto mais a alimentação, os filhos vão ter que ajudar os pais quando podem, pois com a taxa de desemprego a aumentar como é que eles também vão poder ajudar os pais? .............Desculpem mas isto foi um pesadelo.....pois o sonho tornado em realidade é que neste momento estou a lêr uma noticia de um jornal diário de 2015 que diz tem a seguinte manchete:" Reformados portugueses enchem praias do Algarve e ocupam a maior taxa de ocupação nas Unidades Hoteleiras locais" Segundo uma fonte oficial o instituto de turismo considerou um mercado estratégico a promoção de Portugal junto do segmento dos reformados portugueses, pois, têm elevado poder de compra e são uma alternativa aos turistas do norte da europa.

Sem comentários: