Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

terça-feira, outubro 17, 2006

Atitude.......

O Presidente da Républica Portuguesa, o Professor Cavaco Silva afirmou há dias ,no início do seu terceiro Roteiro para a Inclusão, de que é Sua intenção resolver problemas, e não …..criá-los.
Escusando-se a "falar sobre o passado", o Presidente realçou bem a sua intenção de "mostrar os bons exemplos" do que já se faz bem para que estes "possam frutificar".
A mensagem fundamental que eu retiro é a de que; mais que palavras o que o nosso país necessita neste momento é de acção , mais do que boas ideias precisamos de as implementar, mais do que apontar aquilo que está mal necessitamos de propor soluções e publicitar os casos de sucesso como exemplos a seguir.
No caso das empresas temos várias fundadas, desenvolvidas e lideradas por empreendedores portugueses,
com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses: Efacec, Fepsa, Ydreams, GALP, SIBS, BPI, BCP, BES, CGD, Sonae, Brisa, Bial, Grupo Amorim,……mas também algumas grandes empresas multinacionais instaladas no nosso País, mas lideradas por portugueses, com técnicos portugueses, que, ano após ano obtêm grande sucesso como ; a Siemens , Bosch, Alcatel, BP, Nobre apenas para referir algumas.
Na verdade as pessoas que estão por detrás destas organizações tiveram o mérito de agir em vez de “reagir”, actuar em vez de esperar, liderar em vez de gerir denotando uma atitude empreendedora positiva que eu gostaria de ver vivida como lema principal no universo das empresas em Portugal, na sociedade civil em geral e nas organizações governamentais em particular.
È um pouco como a velha questão filosófica de que, para uns o copo está “meio vazio” enquanto que para outros ele está “meio cheio”. Não será preferível responder a esta pergunta da seguinte forma ? Se quisermos mais água…. é só voltar a encher

Sem comentários: